domingo, 25 de setembro de 2011

Ex-terrorista vira personagem de quadrinhos na Indonésia


A extraordinária vida de Nasir Abbas, um muçulmano que passou de terrorista à informante da Polícia, se transformou em uma história em quadrinhos que pretende mostrar um novo modelo de luta contra o terrorismo na Indonésia.
Kutemukan Makna Jihad (Encontrei o Significado da Jihad) narra as peripécias de Abbas e, sobretudo, a luta interna que travou para deixar as armas e combater seus correligionários. Sua mudança ocorreu depois de sua detenção em 2003, embora ele diga que muito antes já sentia sua consciência pesar pelas incontáveis mortes de inocentes que causou. "Estou em desacordo com as operações (violentas) em áreas civis, vão contra as palavras da Jihad (guerra santa)", disse o ex-terrorista de 42 anos.
A partir dessa transformação, o ex-terrorista passou a colaborar com a Polícia e a participar de um programa do governo da Indonésia para a reinserção social de terroristas, através do qual visitou centenas de presos. Entretanto, além desses trabalhos, Abbas acreditava que era necessária uma prevenção entre a juventude.
"O objetivo dessa história em quadrinhos é aumentar os esforços educativos para resistir à propagação dos fundamentalistas", explica a porta-voz da ONG Lazuardi Birru, responsável pela publicação. "Nesta primeira edição lançamos 10 mil cópias que serão distribuídas em escolas, bibliotecas, mesquitas, universidades e livrarias com o objetivo de que cheguem às mãos de meninos entre 14 a 24 anos que se sintam tentados pela chamada do radicalismo", acrescenta.
Leia mais, clicando aqui!

Nenhum comentário: