quinta-feira, 9 de setembro de 2021

QUADRINHOS E ZOOLOGIA

A zoologia é um ramo da biologia que se dedica ao estudos dos animais. Dentro da zoologia há várias especialidades, uma delas é a zoologia cultural, que se dedica ao estudo de elementos zoológicos em diferentes manifestações culturais tais como o folclore, os quadrinhos, o cinema e os games. 

Você alguma vez já reparou que os animais estão presentes na nossa cultura? Que muitos personagens dos quadrinhos foram inspirados em animais? Ou que os filmes de ficção científica que trazem, por exemplo, seres extraterrestres tiram sua inspiração de formas animais terrestres. Pois é, a zoologia cultural fala de tudo isso e um pouco mais. 

Este ano o III Encontro de Animê, Mangá e Ficção Científica no Ensino de Ciências, realizado nos dias 02, 09, 16 e 23 de Setembro 2021 promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), trouxe o tema da zoologia cultural aplicado ao estudo de animes, mangas e outras mídias. Um tema superinteressante que vale a pena conferir.

 

Sobre o encontro Encontro de Animê, Mangá e Ficção Científica no Ensino de Ciências.
O evento propõe um diálogo entre a ficção científica e o ensino de ciências, dois poderosos campos que nos auxiliam a incrementar a educação científica. Através do diálogo entre experts nas duas áreas , teremos  discussões sobre ficção científica com expressão de potencial elevado para atingir a todos os públicos em seu letramento científico. O olhar do ensino de ciência sobre  a ficção científica e de como se apropriar e agregar conhecimento através desta exploração acadêmica. O desejo da união dos dois campos e o papel desempenhado para o desenvolvimento do ensino e educação científica.

Nenhum comentário: