quarta-feira, 12 de novembro de 2008

“Discutindo Literatura”, lançada nesta semana, dedica edição especial às histórias em quadrinhos.

A revista“Discutindo Literatura”, da editora Escala Educacional, deste mês retorna a uma das questões mais polêmicas da literatura: Quandrinhos são ou não literatura?

Admito que estou curiosa para ler e saber mais sobre o assunto. tanto que já estou com minha revista em mãos. Além disto, não é todo dia que se lança uma revista focando especialmente este assunto (a revista tem doze artigos, assinados por diferentes profissionais da área).

É claro que não é a primeira vez que revistas deste tipo, voltada a pesquisadores e professores abordam o tema dos quadrinhos ( eu mesma já publiquei 3 artigos a respeito), mas esta promete, se não pela quantidade de material que está disponibilizando, pelo abundante espaço aberto aos quadrinhos.

Os quadrinhos tem ocupado um espaço cada vez maior nas escolas. Eles são uma forma de leitura que se popularizou entre crianças, jovens e adultos nos últimos 100 anos. Devem ser respeitados por isto. Embora algumas obras tenham conquistado em alguns momentos status de literatura, este status não pode ser generalizado. São exceções. Mas, eles podem ser um caminho, uma ponte para a literatura. Incentivar a leitura dos quadrinhos é estimular a leitura em seu todo. Assim, como sempre defendi, os quadrinhos ajudam a formar leitores e podem ser usados como recurso didático por professores de várias áreas.

Enfim, eu estou empolgada com o material e espero poder comentar mais sobre ele nos próximos dias.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu discordo um pouco do que você falou. A leitura de quadrinhos é importante até certo ponto na escola, como mais um material didático. Só que os alunos se condicionam tanto a ler acompanhado da leitura não verbal, que quando vão ler um clássico da literatura, como os de Machado de Assis, não entendem, associando-se aí o despreparo tanto de alunos para ler, quanto de professores em uma pré-leitura que propicie uma compreensão melhor do texto, com reflexões etc. Então a gente encontra tantas adaptações de textos clássicos para quadrinhos, o que faz com esses textos percam em qualidade e na mensagem que o autor queira passar com aquela obra; perde a parte reflexiva. Mas, fora isso, os quadrinhos são bons porque propiciam uma leitura diferenciada, o que auxilia os alunos a associarem a linguagem verbal e a não-verbal.

http://mairavanessa.blogspot.com

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Maira!
O professor tem que estar sempre preparado para utilizar o material, eu concordo. Os quadrinhos fazem sua parte mas não subustituem a leitura de literatura em si.Há um conjunto de contos do Machado de Assis, publicado pela editora da UFJF que propõe a eleitura da adapatação e do conto, de forma que o leitor possa fazer uma análise comparativa dos dois "textos". Talvez este fosse o caminho. Falo por mim, quando digo que uma adpatação só me incentiva mais ainda a ler o livro, para saber o que ficou de fora.

Anônimo disse...

Concordo com você. Mas tenho visto tanta dificuldade em trabalhar a literatura como um todo, que tenho medo de utilizar os quadrinhos. A nossa sociedade é muito acomodada. São poucos os alunos que gostam de ler: um jornal (por isso veêm o da televisão ou na internet), revista (temos muitas revistas eletrônicas), livros (além dos quadrinhos, temos adaptações cinematográficas), o que prejudica até uma comparação. No meu blog, até coloquei esta questão, como fazer com que os alunos se interessem por literatura. Realmente não sei. Comecei agora nessa caminhada. Mas, acredito que haja uma maneira de trabalhar os quadrinhos e o texto, como você disse, sem que os alunos se interessem mais por um em detrimento do outro. Todavia, ainda não a encontrei.

http://mairavanessa.blogspot.com

Natania A S Nogueira disse...

Bomn, quando comecei com o projeto da gibiteca a primeira coisa que fiz foi organizar um seminário para os professores da rede pública. Vieram pessoas que trabalham com quadrnhos e que defendem sua utilização como recurso didático. Eles deram demonstrações, dicas e quando a gibiteca começou a funcionar os professores tinham uma boa base sobre a qual trabalhar. Eu trabalho quadrinhos e história, adaptações literárias me ajudam a ilustrar períodos específicos. Acredito que para quem trabalha com literatura seja um pouco mais complicado.

Paulo disse...

Me causou espanto, quando meu filho da 5 série (escola pública) chegou com a prova de português com esta capa impressa e apontando para este endereço. O título acima da capa era: LEIA ATENTAMENTE A CAPA..., e me fez a seguinte pergunta: Pai, a ditadura foi boa pro Brasil ne?
Mas como sou um pai zeloso, peguei um livro destes que jamais sairá na mídia, e jamais será referência para os governos de extrema direita e mostrei as fotos dos torturados, sem os olhos, enforcados, com marcas de tiros e outras pessoas desaparecidas, depois de explicar bem o que foi a ditadura, ele disse: "viiiixi" que horror.