sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cientistas desvendam segredo de teias do Homem-Aranha


As teias que ajudam o Homem-Aranha a saltar pelos prédios de Nova York poderiam ter uma explicação científica, segundo disse um estudo elaborado por cientistas alemães e publicado hoje pela revista "Science".

De acordo com a pesquisa realizada por institutos alemães, a aplicação de pequenas quantidades de alguns metais nas teias - que já são mais resistentes que o aço - fez com que elas ficassem mais fortes, como as utilizadas pelo super-herói das histórias em quadrinhos.

Os pesquisadores afirmaram que este processo pode ser útil na elaboração de tecidos artificiais de ossos e tendões.

"Observamos que quando pequenas quantidades de metais e outras impurezas se incorporam às estruturas de proteínas de várias partes do corpo, como mandíbulas e unhas, estas se tornam materiais surpreendentemente rígidos", disse Seung-Mo Lee, que liderou a equipe de pesquisa.

A "Science" informou que Lee e sua equipe utilizaram um processo conhecido como "deposição de camadas atômicas" para simular o que já ocorre na natureza, cobrindo teias de aranha - baseadas em proteínas - com metais como zinco, titânio ou alumínio.

Os metais formaram uma camada que se ajustou à superfície das fibras e houve uma reação com a estrutura da proteína. Segundo a revista, este processo aumentou consideravelmente a quantidade de esforço necessária para romper as teias.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3721701-EI238,00.html

3 comentários:

Anônimo disse...

É a quimica a favor da vida. E é partindo desse avanços tecnologicos que podemos tornar nossas aulas mais prazeros. Permutando Hq's com quimica.

Natania A S Nogueira disse...

Adoro estas matérias. E são estimulantes. Tipo de texto que um professor de ciências pode trabalhar e ter um bom resultado com os alunos.

Natania A S Nogueira disse...

Adoro estas matérias. E são estimulantes. Tipo de texto que um professor de ciências pode trabalhar e ter um bom resultado com os alunos.