quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Gibi encoraja imigrantes brasileiros a responderem Censo nos EUA

As Aventuras de Zé Brasil & Tião Mineiro”, uma publicação em português que visa informar os imigrantes sobre a importância da realização do censo a cada 10 anos

Inspirados pelo popular senso de humor e criatividade do povo brasileiro, representantes do Censo 2010 esperam que um pouco de alegria e descontração levem à contagem mais apurada. Em virtude disso, o Boston Regional Census Center lançou recentemente o gibi “2010 Census: As Aventuras de Zé Brasil & Tião Mineiro”, uma publicação em português que visa informar os imigrantes sobre a importância da realização do censo a cada 10 anos.

Ao longo do mês de fevereiro, jornais e revistas comunitários distribuirão o gibi nas regiões de Framingham e Marlborough (MA) e, então, novamente em março. As igrejas que, por ventura, apresentem congregação predominantemente brasileira também distribuirão a publicação de 16 páginas.

Os personagens Zé Brasil e Tião Mineiro são figuras populares entre os leitores dos jornais brasileiros na região de Bay State. Criados pelo cartunista brasileiro Daniel Nocera, radicado em Boston (MA), ambos representam dois imigrantes ilegais que moram em Massachusetts em 2005.

Os desenhos em quadrinhos, publicados semanalmente no Metropolitan Brazilian News e A Notícia na área da Nova Inglaterra, assim como o The Brazilian News em London e o The Brazil News em Toronto, Canadá, retrata de forma bem humorada os desafios enfrentados pela dupla devido à inabilidade de falar inglês e a falta de documentação. Utilizando situações como não saber em que estação descer no trem “T” ou lidar com um senhorio inescrupuloso, Nocera disse que tenta retratar a realidade, mas também fazer os leitores refletirem e rirem.

“Estamos tentando alcançar todos”, disse Alexandra Barker, especialista em mídia do US Census.

“Acredito que muitos brasileiros irão se identificar com meus personagens”, disse ele.

“Há três histórias curtas e três jogos, todos envolvendo mensagens relativas às principais mensagens do Censo: É fácil, importante e confidencial”, disse Nocera, que foi reconhecido como melhor cartunista brasileiro fora do Brasil em 2008 e 2009. No gibi, Zé Brasil e Tião Mineiro recebem a visita de um agente do Censo e todos conversam sobre coisas que podem ser melhoradas, como escolas e hospitais, baseado em uma contagem apurada do Censo.

“Esse gibi é uma ferramenta importante para atingirmos essa parte da população que é difícil de ser contada e representa a maior comunidade estrangeira na região de Boston”, disse Barker.

“Queremos ser culturalmente sensíveis, não tanto burocratas”, disse ela.

Realizado a cada década, determinado pela Constituição dos Estados Unidos, o Censo conta todas as pessoas que vivem no país, independente de seu status migratório. Os números são utilizados para determinar assentos no Congresso, colégios eleitorais, ajuda federal e patrocínios em programas governamentais.

“Senti-me honrado em ser convidado para desenvolver um projeto com a equipe do Censo e ajudá-los a divulgar a mensagem”, disse Nocera.

O Censo começou mês passado na região rural do Alaska e a maioria do país receberá os formulários via correios a partir de 15 de março. O esforço local de alcançar os brasileiros é uma das várias estratégias utilizadas pelo U.S. Census Bureau.

O Governo já gastou US$ 2.5 milhões em propagandas durante o Sunday’s Super Bowl e serão veiculados anúncios na televisão durante a Olimpíada de Inverno e o Daytona 500, além de mensagens através do Facebook, Myspace, Twitter e YouTube.

“Definitivamente, planejo utilizar a mídia social”, disse Baker. “Temos uma conta regional e nacional do Facebook e temos uma conta no Twitter”.

Escolas e universidades também fazem parte do programa de alcance do Census Bureau. “Os estudantes universitários são difíceis de serem contados”, disse Baker.

Na região da Nova Inglaterra, os parceiros brasileiros do Censo 2010 incluem A Notícia, A Semana, Apostolado Brasileiro, Assistência Total Brasileira, Brazilian Times, Central do Trabalhador Imigrante Brasileiro, Comunidade News, Grupo Mulher Brasileira, Jornal dos Sports, Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, Massa! Magazine, O Favorito.com, O Metropolitan, Rede de Pastores Brasileiros, The Brazilian Magazine e Tribuna CT.

Informações mais detalhadas sobre o Censo 2010 podem ser obtidas na página eletrônica: www.census.gov

FONTE: BRAZILIAN VOICE

Nenhum comentário: