segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Semanas Temáticas: Nos Bastidores dos Quadrinhos

O projeto Semanas Temáticas está em sua quarta edição e, na presente proposta, oferece uma programação sobre a linguagem das histórias em quadrinhos e seu universo multicultural. Curadoria: Alexandre Jubran.

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. De 20 a 27/02. Grátis. Inscrições para as atividades na recepção do CCJ.

.Palestra: Produzindo Comics:
Com Renato Guedes, responsável por títulos como Superman, OMAC é considerado um desenhista “realista” devido ao seu trabalho em HQs adaptadas do cinema e da TV, como 24 Horas, Smallville e Jogos Mortais.

Bate-papo sobre o atual mercado de quadrinhos de super-heróis norte-americanos: o processo de trabalho, de publicação e de edição de uma revista em quadrinhos, bem como os processos editoriais, apresentação de portifolio e preparação para o mercado. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 20/02, sábado, 17h.

.Palestra: Trabalhando para a DC Comics

Bate-papo com Ivan Reis, desenhista da DC Comics e um dos mais importantes nomes das HQs de super-heróis do mundo. Laterna Verde, Action Comic, Superman e Blackest Night são alguns de seus principais trabalhos. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 20/02, sábado, 19h.

.Palestra: Desenhos Faroeste
Bate-papo com Alberto Pessoa, quadrinista, professor e pesquisadores de HQ. Atualmente trabalha na série Purgatory. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 21/02, domingo, 14h.

.Palestra e Workshop: Colorização Digital de Quadrinhos
Com Rod Reis, colorista da DC Comics e ilustrador de diversos livros de RPG, revistas e HQs. Entre seus principais trabalhos estão: a premiada série Holy Avenger, Supergirl, Dungeon and Dragons, Teen Titans etc.

O convidado abordará a importância das cores no processo de criação de uma HQ e coordenará, em seguida, um workshop de colorização de quadrinhos. Palestra: Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 23/02, terça, 16h. Workshop: 18 a 29 anos. 12 vagas. Sala 13. Dia 23/02, terça, 17h.

.Palestra: Roteiro para História em Quadrinhos
Com: Marcela Godoy, escritora, roteirista, tradutora/adaptadora de HQs e autora dos romances O Primeiro Relato da Queda de um Demônio e Liah e o Relógio.

Um recorte sobre os principais aspectos na composição de um roteiro de HQ: a criação de personagens, a trama e as técnicas de escrita. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 23/02, terça, 19h.

.Palestra: Game+Quadrinhos (ATIVIDADE CANCELADA)
Com Eduardo Ferrara, ilustrador com atuação em diversas editoras, desenhista das HQs do Universo Taikodom e professor na Quanta Academia de Artes.

A palestra abordará o processo de produção de minissérie em quadrinhos para o jogo brasileiro on-line Taikodom, lançado em 2009. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 25/02, quinta, 19h.

.Palestra: O Universo Feminino nas HQsCom:
Patrícia M. Borges, professora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, foi indicada para o Troféu HQ MIX 2006, com a tese Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animes.

Patrícia trata da representação das mulheres e do universo feminino nas HQs: as autoras, as leitoras e algumas personagens, com enfoque para Rê Bordosa , Maitena , Mônica e Valentina. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 26/02, sexta, 16h.

.Palestra: Narrativa em Quadrinhos:
Marcelo Campos, desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos, é o criador do personagem Quebra-Queixo, com o qual ganhou os prêmios Angelo Agostini e HQ Mix.

O que diferencia as histórias em quadrinhos das outras mídias são as suas ferramentas de linguagem específicas, aprimoradas ao longo dos anos por centenas de artistas, no que chamamos de narrativa ou storytelling. A intenção deste bate-papo é apresentar uma base desta estrutura de linguagem, seus símbolos gráficos e um pouco da evolução do que chamamos sintaxe. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 27/02, sábado, 13h.

.Por Dentro do Cosplay

Com: Comics Cosplay Brasil, grupo de cosplay focado em apresentação de personagens de quadrinhos. O grupo esclarecerá o funcionamento desse “hobbie” chamado cosplay: jogo lúdico praticado, sobretudo, por jovens e que consiste em fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional – como animes, mangás, comics ou grupos musicais – na tentativa de interpretá-los na medida do possível. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 27/02, sábado, 15h.

.Palestra: HQs e Fanzines – o caso Fantasia-FilosóficaCom:
Gazy Andraus, professor na UNIFIG, Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e premiado com a melhor tese de 2006 pelo HQ-MIX.

A palestra enfoca a questão da autoria nas HQs mundiais e sua verve artística, em especial no estilo ético-estético sui generis da Fantasia-Filosófica. Ao mesmo tempo mostra que também nos fanzines (especialmente de HQ), a autoria e a arte são experienciadas e desenvolvidas de maneira livre e vanguardista, influenciando a criação de um quadrinho profissional mais artístico e maduro. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 27/02, sábado, 19h.

FONTE: http://escuta.estudiolivre.org/2010/02/02/inauguracao-de-hqteca-e-semanas-tematicas/

Nenhum comentário: