quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aparelho simula aderência do Homem-Aranha

Um grupo de cientistas planeja levar os poderes do Homem-Aranha das páginas de quadrinhos para a vida real. Os pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e da Universidade de Melbourne, na Austrália, criaram um aparelho que permitirá as pessoas a grudarem suas mãos e pés nas paredes, assim como o herói aracnídeo da Marvel Comics.

O equipamento tem o tamanho da palma de uma mão. Ele precisa de uma bateria para funcionar, é feito de metal e seu interior é composto por pedaços de silício tão finos quanto um cartão de crédito, intercalados a camadas com água. Sua propriedade adesiva vem de furos microscópicos entre as camadas, que interligam os materiais.

Desta forma, gotículas de água chegam até sua superfície e são sugadas pelo próprio aparelho por meio de choques elétricos, criando a aderência a objetos ou paredes feitas de madeira, tijolos e azulejos. Como as gotículas evaporam em milissegundos, essa característica é constantemente 'ligada' e 'desligada', ao contrário de equipamentos baseados a vácuo, que ficam presos permanentemente em uma superfície.

O aparelho poderá ter a forma de uma bota, ou até uma espécie de post-it tecnológico, super colável e reusável. A inspiração para sua criação veio de um besouro nativo da Flórida, nos Estados Unidos, que gruda nas folhas e suporta mais de cem vezes o seu próprio peso.

Até agora, o equipamento só suporta 10 gramas. Os cientistas afirmaram ao site stuff.co.nz que a quantidade de pequenos buracos em sua superfície aumenta sua força adesiva. Eles estimam que mesmo aparelho, com um milhão de furos, possa aguentar cerca de sete quilos. Por enquanto, ainda teremos que nos contentar com as histórias em quadrinhos.

FONTE: REVISTA GALILEU

Nenhum comentário: