Isso significa dizer que os estudantes da oitava série, por exemplo, não aprenderam a converter anos para dias e quilômetros para metros ou ainda a calcular expressões numéricas. Ao todo, 44% desses alunos tiveram desempenho abaixo do esperado e outros 47% têm conhecimentos básicos.
Mais de 300 mil alunos da rede foram avaliados. Todos os alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo anos fizeram provas. Os estudantes de outras séries foram avaliados por amostragem.
Em relação a 2008, as médias em matemática das turmas de sexta a oitava série caíram.
No entanto, a Prova São Paulo registrou melhoras no ensino de língua portuguesa: as médias subiram alguns pontos em todas as turmas. Mesmo assim, 30% dos alunos da quarta série não conseguem, exemplo, reconhecer a ordem que os elementos são narrados em um texto, ou interpretar histórias em quadrinhos de maior complexidade.
A secretaria Municipal de Educação diz que a diferença entre os resultados das disciplinas se dá porque existe uma tendência, em todo país, de alunos terem melhor desempenho em língua portuguesa que em matemática.
A rede mantém um programa de formação continuada de professores com foco em língua portuguesa, o Ler e Escrever.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, as escolas já estão recebendo os resultados e os pais vão receber as notas dos filhos pelos Correios.
A edição de 2009 da Prova São Paulo, a avaliação da rede, mostra que a metade dos alunos de quinta a oitava série tiveram desempenho abaixo do esperado em matemática.
FONTE: R7 NOTÍCIAS
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