sexta-feira, 27 de agosto de 2010

História em Quadrinhos e Educação Ambiental no PROEJA


Alternativas e Sustentabilidade”. A proposta conduzida pelo professor de Arte-Educação Alberto de Souza contou com aulas de desenho e estudo da linguagem das histórias em quadrinhos. Contando com a participação do professor Adriano Ferrarez, representando o Grupo de Estudos em Energia Alternativa e Tecnologia Social (GREATS), foi ministrada uma palestra para a turma com vistas a introduzir o tema a ser abordado nas histórias em quadrinhos. A partir daí foram diversas tarefas envolvidas na produção das tirinhas: pesquisa, roteiro, esboço, desenho, finalização à tinta, digitalização, colorização, letreiramento. Primeiramente foi feito um esboço em papel do que seria a história em quadrinhos, a seguir esse desenho foi finalizado à nanquim para, posteriormente, ser digitalizado em scanner. Uma vez obtidos os arquivos digitais, a colorização e letreiramento foram feitos utilizando as ferramentas digitais. Assim os alunos puderam também se familiarizar com o computador e manejar de forma conjugada a arte e a tecnologia.

Alberto de Souza, que é também cartunista com trabalhos publicados na imprensa sob o pseudônimo Beralto e designer gráfico formado pelo IF Fluminense, mostrou-se satisfeito com os resultados: “desde o processo de pesquisa em que os alunos foram estimulados a fazer uma imersão no tema proposto, através de pesquisas referenciais, até a etapa de elaboração das histórias em tiras de quadrinhos, houve uma apropriação espontânea, por parte dos alunos, dos conhecimentos necessários para o processo criativo de uma forma que só a arte pode fazê-lo”.

O professor Adriano Ferrarez, que pretende repetir a experiência em novas oportunidades, comenta que “uma proposta interdisciplinar como essa é importante para que o PROEJA cumpra uma de suas missões qual seja integrar educação, ciência e cultura”.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO PORTAL CLICK

Nenhum comentário: