domingo, 25 de setembro de 2011

Concurso de tiras humorísticas - 2011

REGULAMENTO


Considerações Gerais
Concurso GAG de tiras humorísticas, promovido pelo Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e editora Marca de Fantasia, é aberto a todos os artistas gráficos, brasileiros ou não, amadores ou profissionais. O concurso visa estimular a criação e difusão de tiras humorísticas por meio de exposição e edição de catálogo com os melhores trabalhos selecionados.

1. Definição
Tira humorística: história em quadrinhos curta, contada em um ou mais quadros sequenciais, que provoque humor ou riso por meio da ironia ou comicidade. Pode ter conteúdo cartunístico (chiste intemporal) ou assemelhar-se à charge (inspirada em fato político da atualidade), ter personagem fixo ou conteúdo aleatório, traço realista ou caricatural.

2. Os trabalhos
Serão aceitas de seis a dez tiras por série, tendo cada tira a proporção de 1x3 (9x27cm, por exemplo) ou formato aproximado, no sentido horizontal.As tiras podem ser enviadas em cores ou preto e branco. Cada autor ou dupla (roteirista e desenhista) pode enviar mais de uma série.

3. Inscrições
As inscrições serão feitas com arquivos digitais no formato jpeg e resolução de 300 dpi (em torno de 200 kb, cada tira). Os trabalhos serão aceitos até o dia 30 de setembro de 2011 juntamente com a ficha de inscrição para o e-mail henriquemais@gmail.com.

4. Seleção
A comissão que selecionará as obras será composta pelos cartunistas Marcos Nicolau, Henrique Magalhães e outro membro do PPGC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação. A apreciação dos trabalhos ocorrerá no dia 14 de outubro de 2011, com resultado divulgado por e-mail aos contemplados e pela internet no sítio da editora Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com).

5. Exposição e catálogo
A exposição dos trabalhos selecionados e o lançamento do catálogo – a ser editado pela Marca de Fantasia – serão feitos em data a ser divulgada posteriormente. Os autores concordam em ceder os direitos autorais das obras selecionas para a publicação do catálogo e para a divulgação do concurso no sítio da editora e órgãos de imprensa, inclusive sites na internet. O catálogo será editado sem fins lucrativos e vendido a preço de custo.

6. Premiação
O primeiro lugar no concurso receberá um exemplar do álbum Os brasileiros, de André Toral, editado pela Conrad Editora, num oferecimento da livraria especializada Comic House, de João Pessoa, Paraíba.

A inscrição no Concurso GAG de tiras humorísticas implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

A ficha de inscrição abaixo deve ser copiada e colada em arquivo Word.
GAG: Concurso de tiras humorísticas – 2011 
Inscrição
Título do trabalho:Nome completo – nome artístico: Endereço: Email: 
Telefone (fixo ou móvel)

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE DA MARCA DA FANTASIA

Nenhum comentário: