terça-feira, 27 de setembro de 2011

Livro analisa a relação de Hergé e Tintim com o cinema


Tintin, Hergé et le Cinéma é um livro de ensaios de Philippe Lombard, publicado em 22 de setembro pelaDemocratic Books, que analisa a relação de Hergé e de seu maior personagem, Tintim, com o cinema.
A obra está dividida em três partes. Primeiro Lombard mostra a admiração de Hergé pelo cinema e a influência disso em seu trabalho.
Na segunda parte, o autor explora as diversas transposições e adaptações de Tintim para o cinema (filmes, desenhos, animação com bonecos etc.). São destaques os filmes Crabe aux Pinces d'or, de 1947, feito com bonecos; os desenhos animados do estúdioBelvision; os longas-metragens estrelados por Jean-Pierre Talbot, Tintin et le mystère de la toison d'or, de 1961, e Tintin et les oranges bleues, de 1964; e o longa-metragem de animação Le Lac aux requins (Tintim e o Lago dos Tubarões).
E, para finalizar, a obra explora a influência do trabalho de Hergé sobre certos filmes (como, por exemplo,L'Homme de Rio, de Philippe de Broca, de 1964).
O livro tem 196 páginas, formato 14,5 cm x 21 cm e custa € 16,95.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ
A mais recente adaptação para a telona, As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne, de Steven Spielberg, estreará nos cinemas da Europa, em 26 de outubro.

Nenhum comentário: