sábado, 3 de dezembro de 2011

Educadores de Luís Correia aprendem metodologias em educação ambiental

A III oficina educativa do Projeto Tartarugas do Delta foi realizada  com docentes do município, no dia 19 de novembro, na escola Municipal  Eliana Soares, em Luís Correia que teve como objetivo apresentar instrumentos lúdicos para trabalhar o grupo a sensibilização, o conhecimento da realidade e a avaliação no ensino aprendizado.

O encontro foi divido em momentos diferentes: Primeiramente trabalhou-se o meu ambiente pessoal apresentando ações que poderiam  contribuir para estimular a sensibilidade e os valores.

Os participantes receberam folder do lixo, cartilha sobre as tartarugas do Delta que vinha acompanhada com jogo: “No rastro das Tartarugas do  Delta”, revistas em quadrinho e diferentes conhecimentos.

Em seguida foram realizadas atividades direcionadas ao meu ambiente coletivo por meio da elaboração de jogos educativos, utilização de  histórias em quadrinhos, cine vídeo, contação de história e ouvindo e desenhando, com a responsabilidade das técnicas ambientais Francinalda  Rocha e Rosangela Santos.

Para finalizar, foi trabalhado o ‘meu ambiente espaço que vivemos’ onde  direcionou-se sobre o lixo e falado sobre a compostagem, seleção e a  participação de cada cidadão dentro desses processos. E ainda realizado  a confecção de materiais com o lixo – vassoura, pelo ativista ambiental,  Fiorenzo Bonetta.

Segundo os participantes, as atividades foram atribuídas como ótimas, mas sentiram falta do interesse em participar de seus colegas de profissão. “Esta oficina é uma experiência gratificante, pois apresenta novas maneiras de trabalhar com os alunos e ainda nos estimula a buscar e criar novas atividades”, comentou a professora Francisca Barros.

A oficina foi realizada em parceria com Secretaria de Educação do Município e Comissão Ilha Ativa, via Projeto Tartarugas do Delta patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.


PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE 180 GRAUS

Nenhum comentário: