segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Com mistura de arte e jornalismo, HQs pintam retrato fiel de guerras

“Devia ter lido isso antes”, foi minha sensação ao terminar os quadrinhos 'Palestina', de Joe Sacco, e 'O Fotógrafo', do trio Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier. Se você quer saber alguma coisa sobre as guerras mais intrincadas do planeta, invista suas economias em histórias em quadrinhos.
Tanto ‘Palestina’ quanto ''Fotógrafo’ são clássicos do HQ de reportagem, um gênero que mistura jornalismo e arte, sem trair o compromisso com a verdade. Mesmo para um repórter que há mais de dez anos trabalha com jornalismo internacional, esses livros representam uma fonte preciosa de informação. Mais do que isso, transmitem a sensação de proximidade com os personagens e de imersão impressionista na história, sem o pedantismo de muitas obras acadêmicas e sem os maneirismos aos quais estamos condenados quando fazemos reportagem num jornal ou numa revista. Além disso, é arte pop da melhor qualidade.
'Palestina' é um relato pessoal do jornalista maltês naturalizado americano Joe Sacco em sua primeira viagem a Israel e aos territórios palestinos ocupados. O traço lembra Crumb – figuras exageradas, sob ângulos distorcidos, legendas irônicas e muito sarcasmo, acidez, bom humor.
A editora Conrad do Brasil lançou este ano uma belíssima edição especial, de capa dura, em português, com 286 páginas, por R$ 69,90. Além dos quadrinhos em papel de boa gramatura e impressão, o livro traz ainda um brilhante prefácio escrito por Edward Said, acadêmico da Universidade Columbia e autor, entre outros, do clássico 'A Questão Palestina', um dos pilares do assunto. Outro bônus inédito por aqui são as 22 páginas de making of do livro, onde Sacco mostra os rascunhos, roteiros, fotos e anotações que estão por trás da versão final da obra.
“'Palestina', por si só, já bastaría como prova de que é possível fazer boas reportagens em quadrinhos. O 'The Nation' (semanário americano de opinião e análise em política e cultura) já colocou Palestina como a melhor reportagem sobre a questão já publicada nos EUA”, disse ao Opera Mundi Rogério de Campos, diretor da Conrad.
LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: