sábado, 10 de dezembro de 2011

Guia para o Uso Responsável da Internet 4.0

No site www.internetresponsavel.com.br, já é possível acessar a nova versão do Guia para o Uso Responsável da Internet, o GURI 4.0, com 10 novas histórias em quadrinhos e textos inéditos sobre como utilizar a rede de forma segura e responsável. A publicação é uma iniciativa bem-sucedida mantida desde 2008 pela operadora GVT, responsável pela produção do material, em parceria com o CDI (Comitê para Democratização da Informática) – ONG pioneira em inclusão digital na América Latina. 
Os visitantes do site podem escolher entre os perfis – crianças, pais ou professores. E pela primeira vez o guia ganha versão para dispositivos móveis – tablets e smartphones que utilizam os sistemas operacionais Android e iOS.
“Oferecer o conteúdo gratuitamente em dispositivos móveis vai ampliar o alcance do programa fazendo com que mais crianças, pais e professores fiquem atentos aos cuidados no uso da web”, explica a gerente de Comunicação Corporativa da GVT, Tatiana Weinheber. A meta para esta edição do guia é levar o conteúdo a pelo menos mais 500 mil pessoas, somadas ao público de 1 milhão já beneficiado pela iniciativa. “Como uma ONG referência na área de inclusão digital, incentivamos que crianças e jovens – que hoje acessam a internet e as mídias sociais cada vez mais cedo –, o façam de forma responsável. O GURI aborda o tema de forma leve e didática, falando a mesma linguagem que eles e trazendo questões atuais como cyberbullying e pedofilia na rede. Acreditamos que educar e esclarecer são sempre a melhor saída”, afirma o fundador e presidente do Comitê para Democratização da Informática, Rodrigo Baggio.
O local escolhido para apresentar a versão 2011 do material na última quarta-feira (7/12) foi a Comunidade de Paraisópolis, onde funcionam o CDI Comunidade e o Programa Einstein na Comunidade. A ideia foi representar a força da sociedade civil que, quando mobilizada, multiplica os benefícios à comunidade. Além dos idealizadores do guia, participaram do evento o diretor da Safernet, entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet que também é parceira da GVT, Rodrigo Nejm; o Delegado de Polícia Federal do Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil, Julio César Fernandes dos Santos; e o jornalista e comunicador de TV, Marcelo Tas.
Tablets e smartphones
A decisão de oferecer o Guia em novos dispositivos está fundamentada em pesquisas recentes sobre o comportamento do consumidor. Segundo estudo do IDG Global Solutions (IGS), realizado este semestre, 84,5% das pessoas que têm smartphones no Brasil usam o dispositivo para acesso à web e 71,7% baixam e usam aplicações móveis. Com o conteúdo do GURI em dispositivos móveis, a GVT planeja fazer evoluções para aumentar a interatividade com as crianças permitindo que mudem a cronologia das histórias ou mesmo escolham diferentes finais. Usuários de tablets e smartphones podem baixar gratuitamente o programa acessando as lojas virtuais da Apple (http://goo.gl/N5BsK) ou do Android (http://goo.gl/LY8wp). Ao entrar na loja virtual, basta buscar por ‘Internet Responsável” que o ícone do Edu, protagonista da campanha, aparece na tela. Para fazer o download é só clicar no Edu.
Novidades
A versão atualizada do GURI traz novos termos que entraram no dia a dia dos internautas no último ano como streaming, apps e compras coletivas. Além disso, o tema do cyberbullying ganhou um capítulo especial. O site inclui novos jogos: memória, caça-palavra e teste de senha; além de novas estatísticas sobre o mundo web, indicação de sites divertidos e uma seção especial com sugestões de atividades na área de professores intitulada “Ensinando com a web”. As novidades foram desenvolvidas pela Mingau Digital Produções, responsável pela organização editorial.
A versão impressa, com tiragem de 50 mil exemplares, será distribuída para as 6,5 mil lanhouses afiliadas à rede CDI Lan em todo Brasil, da ABCID (Associação Brasileira dos Centros de Inclusão Digital) e dos 395 CDIs Comunidade, presentes em 17 estados e no Distrito Federal. O Guia também chegará aos 14 mil colaboradores da GVT, além de laboratórios de informática apoiados pela empresa na região Sul e Nordeste.
Secretarias municipais e estaduais de educação vão receber exemplares do guia. Licenciado pelo Criative Commons do Brasil, o material pode ser reproduzido livremente desde que os autores sejam citados. Escolas e instituições que tiverem interesse ou desejarem mais informações devem entrar em contato pelo email educando@gvt.com.br. Além disso, a versão do guia impresso está disponível no site em pdf para download.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO B2B MAGAZINE

Nenhum comentário: