quarta-feira, 20 de junho de 2007

I Oficina de Quadrinhos da Gibiteca (II)

Esta semana estamos tendo a primeira oficina de quadrinhos com os alunos da escola e com os professores. Este primeiro contato com a produção de quadrinhos está tendo dois objetivos, inicialmente: a) dar ao aluno uma visão diferente dos quadrinhos, mostrando a complexidade da sua elaboração e fornecendo instrumentos para que ele possa montar suas próprias histórias; b) oferecer ao professor uma alternativa de trabalho em sala de aula (com alunos da série inicial do ensino fundamental), onde ele possa desenvolver no aluno várias habilidades, necessárias para a elaboração de uma hq.

Os alunos das fases avançadas do fundamental terão as oficinas em horários extra-classe, uma vez que ela será suporte para aqueles que estão participando do nosso concurso de quadrinnhos. A escola fornecerá aos alunos o material didático (apostila) e teremos a participação de um quadrinista amador local, o prof. Hudson de Jesus Rodrigues, que, aliás é um dos nossos maiores parceiros, desde que o projeto teve início.

Em um segundo momento iremos produzir os primeiros fanzines da escola, com participação dos nossos alunos e serão oferecidas novas oficinas de quadrinhos, desenho, roteiro, charge, etc.

5 comentários:

Maurício Kanno disse...

mto bacana essa coisa de oficinas de hqs aqui... nao sabia q vc tinha este projeto! olha, estou cada vez mais adorando essa história de blogs, viu... eu cada vez leio mais blogs e menos jornais tradicionais... são bem mais interessantes!

Maurício Kanno disse...

ah, e q bacana, professora natania (nome da junção de "natália" + "tânia", minhas duas irmãs mais jovens...)! q bom vc ter se interessado por meu trabalho sobre os "heróis jornalistas"... espero q seja útil pra vc e para seu projeto na gibiteca da escola!!! quem sabe sirva de subsído para discussão em alguma oficina ou aula?

eu tb nao gosto mto de ler mto texto na tela do computador... por mais que doa ficar gastando papel e tinta... (tb estou sem tinta aliás, preciso recarregar)

abs!

Anônimo disse...

Olá Natania,
Parabéns pela sua iniciativa. Sou presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e estou finalizando um livro de várias experiências com quadrinhos em sala de aula junto com a Professora Sonia Luyten. Nosso livro será justamente a praticidade do uso da linguagem e estamos presenciando diversos professores que, por iniciativa própria , como você já estão bastante adiantados nessa aplicação.
estaremos em contato.
Enviarei meu email direto pra ti.
Abs
JAL

Natania A S Nogueira disse...

Pois é, estou encarando o desafio de montar oficinas e a primeira experiência está sendo muito boa. Tenho tido ajuda de muitos amigos e os professores estão super-interessados. Agora no início de julho teremos oficinas para crianças - da educação infantil até a 4ª série. São estas que mais me interessam, pois acredito que formando o gosto pelos quadrinhos nestes alunos, já bem cedo, eles serão futuros parceiros do projeto.

Natania A S Nogueira disse...

Oi Jal! obrigada pelo apoio e o interesse.Vou aguardar teu e-mail.