sexta-feira, 22 de junho de 2007

I Oficina de Quadrinhos da Gibiteca (III)

Tivemos nesta quinta (21/06) e na sexta (22/06) duas oficinas de quadrinhos com alunos da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, que frequentam a Gibiteca Escolar e compareceram na escola, em turnos alternados para participar da oficina. Foram aproximadamente 40 alunos e as oficinas duraram cerca de duas horas e meia cada. A oficina foi elaborada em parceria com o professor Hudson de Jesus Rodrigues. Foram explorados os elementos que compõe os quadrinhos (como balões, metáforas visuais, onomatopéias) e uma técnica simples de elaboração de hqs (criação de personagens, roteiro, desenho, cores, etc).

A Oficina se dividiu em duas partes: uma teórica e outra prática. Os meninos e meninas se descaram, cada um, em campos diferentes: uns se mostraram habilidosos em montar roteiros. outros demonstraram um senso de organização e de perspectiva muitos apurado; outros revelaram talentos artísticos e muita criatividade ao desenhar personagens. As hqs produzidas serão expostas na Gibiteca, em um mural.

Para o inicio do mês de julho estão programadas oficinas com os alunos do EJA, da educação infantil e de 1ª a 4ª séries, ministradas pelos próprios professores, que também tiveram oficinas esta semana, nos dias 19, 21 e 22. As oficinas para os professores ficaram sob minha responsabilidade (Natania Nogueira). O objetivo é despertar o interesse dos alunos menores não apenas pela leitura, mas também pela produção de hqs para que eles possam, futuramente, tornarem-se participantes ativos do projeto Gibiteca Escolar.

O interesse dos alunos pela oficina é um indicador de que o projeto Gibiteca Escolar está sendo bem aceito pois uma parte dos alunos está se sentindo motivada a comparecer na escola mesmo fora do horário de aulas para desenvolver atividades lúdicas. Além disso, os alunos que participaram das duas oficinas estão dispostos a participar também do I Concurso de Histórias em Quadrinhos que a Gibiteca está promovendo. Esta participação pode atrair ainda mais alunos para outras atividades que serão futuramente desenvolvidas, como fanzines, oficinas de desenho, etc.

4 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, Natania:
muito legal.Parabéns pelo trabalho.
Ah, coloque alguns quadrinhos das crianças aqui no blog, prá gente ver. Estou curiosa.
Um abraço

Natania A S Nogueira disse...

Oi Fátima!
Estou apenas aguardando a entrega para colocar scanear e colocar no blog. Eles levaram as hqs para colorir. Em breve algumas estarão disponíveis!

#ProfVanessaNogueira disse...

olá Natania
parabéns pelo trabalho... HQ é uma otima opção para desenvolver a criatividade e organizar o pensamento, trabalhei esse ano com os alunos da 4ª série com o hagáquê para construir as hq!
Olha só temos o mesmo sobrenome..hehe quem sabe até somos da mesma família hehehe

Um abração,
Vanessa
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/

Natania A S Nogueira disse...

Oi Vanessa! Não duvido nada: estou sempre encontrando um parente que não conhecia :-)
Minha escola não tem computador (quer dizer, até tem sim, um computador que fica na secretaria e sem internet) então estamos produzindo da forma tradicional mesmo. Mas eu vou reunir as hqs que estão saindo e, en breve, reuní-las em uma publicação on line. Já pensei, tb, em uma parceria com o CDI.