domingo, 12 de agosto de 2007

HQs e folclore

Esta semana teremos na escola a Festa do Folclore e, para poder marcar a data eu resolvi fazer um apanhado sobre a presença do folclore nas HQs brasileiras. Não é exatamente uma tarefa fácil afinal o mercado editorial nacional é dominado pelos quadrinhos estrangeiros, mas até que o resultado não foi decepcionante.

Vamos começar com a Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz. Cedraz lançou HQs da Turma do Xaxado onde estão presentes elementos do folclore brasileiro. Já citamos em textos anteriores algumas delas, como Lendas e Mistérios, onde o folclore brasileiro é representado por personagens populares como a Mula-sem-cabeça, Caipora, Saci, Negro d´água e a Velha da Mata; e Histórias do Saci, que traz tiras, história em quadrinhos e curiosidades sobre o Saci, abordando temas como ecologia, discriminação racial e valorização da cultura brasileira. Outra publicação da Turma do Xaxado é a Caixa de pai Dorá, da coleção histórias fantásticas, que conta a história de um homem, o Pai Dorá (que representa a cultura norte-americana),que rouba a memória cultural do povo e a guarda em uma caixa. Xaxado tem que pegar a caixa e libertar a cultura popular. Uma história encantadora, simples, mas cheia de significados.

A Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, também utiliza elementos ou personagens do nosso folclore em suas aventuras. Nas HQs do personagem Chico Bento, por exemplo, crendices populares estão constantemente presentes. Personagens como a Iara, do lobisomem ou a Mula-sem-cabeça, assim como festas juninas e pratos típicos são citados em suas histórias. Maurício de Souza produziu uma edição da Turma da Mônica especial sobre folclore que pode ser acessada pelo site http://www.monica.com.br/comics/folclore/welcome.htm.

Não podemos esquecer da Turma do Sítio do Pica-pau-amarelo, adaptação para quadrinhos da obra de Monteiro Lobato. Monteiro Lobato resgata aspectos da cultura popular em sua obra e, atualmente, os seus personagens ainda contracenam, na TV e nos quadrinhos, com seres místicos do folclore brasileiro como a Cuca, o Saci, a Iara e a Mula-sem-cabeça. Nas HQs do Sítio, podemos encontrar muitas informações sobre o folclore, em meio às aventuras de Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde. Hqs as turminha do Sítio são usadas constantemente em campanhas do governo, e estas HQs distribuídas gratuitamente nas escolas públicas de todo o Brasil .

Outra HQ inspirada no folclore brasileiro é a Turma do Pererê, Criado por Ziraldo, ano 1959. A revista explodiu na década de 60: foi publicada mensalmente de outubro de 1960 a abril de 1964. A tiragem, em média, foi de 120 mil exemplares. As histórias se passavam na "Mata do Fundão", que seria, na verdade, o próprio Brasil. "Os bichinhos heróis dessas aventuras são figuras clássicas da lenda brasileira. Toda história que a mãe preta, o avô contador de caso ou as tias mais amorosas contaram para seus meninos, seus netos ou seus sobrinhos foram povoadas pelo coelho ou pelo macaco, pelo tatu e o jaboti, pela onça e pela coruja, com sua sabedoria. Aí, inventei de juntá-los todos em volta do Saci-Pererê e arrumar mais gente para contracentar com eles: um indiozinho, duas meninas lindas, dois caçadores, e alguma maluquice."[1] O MEC distribuiu recentemente álbuns da Turma do Pererê para bilbiotecas de escolas públicas. Esta HQ não é voltada necessariamente para o folclore, mas ela valoriza a cultura popular e tudo aquilo que se refere ao Brasil, estando sempre presente uma crítica política e social, característica do contexto em que o personagem surgiu.

Para quem gosta de aventura e muita ação a Via Lettera publicou em 2005 o álbum nacional Jaguara: guerreira e soberana, criação de Altemar Domingos, que narra a vida da guerreira Jaguara, a protetora de Jaguaretama (Vale da Onça), um lendário local do Amazonas conhecido por pouquíssimos índios. Após a morte de seu pai, Aguaratã, Jaguara assumiu seu lugar liderando os Krenakores (Índios gigantes), lutando para resgatar a honra da tribo após o grande massacre imposto pelos inimigos Caetés. Agraciada pelo deus Nhanderubussu com a milenar lança Tupã, deve reinar em absoluto em todo Jaguaretama e lutar contra as forças de Jurupari (Diabo indígena), que pretende dominar o Vale e destruir a lança, única arma capaz de subjugá-lo. Para isso, liberta seus demônios, aprisionados na Terra Proibida. Seres do nosso folclore como Saci, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Yara, Curupira, Cobra-norato estarão no encalço da bela guerreira em batalhas assustadoras e inesperadas.

Há também na obra do mestre dos quadrinhos nacionais, o saudoso Flavio Colin (1930 - 2002). Sua obra sempre se notabilizou por tratar de temas e personagens brasileiros. Vou citar duas que incluem em seu roteiro elementos do nosso folclore. A primeira, que está sendo republicada pela Conrad é Estórias Gerais, onde o autor trabalha a questão do cangaço, dando espaço para “causos” e crendices populares. A outra HQ foi lançada em 2006 pela Pixel, O Curupira. Ela utiliza a lenda de nosso folclore para mostrar diversas facetas dos grandes problemas ambientais que o nosso país enfrenta. Curupira, criatura de cabelos vermelhos cor-de-fogo, tem pés ao contrário para enganar caçadores que o perseguem e adora sentar em árvores para comer seus frutos. Protege as matas e seus habitantes, defende a fauna, a flora e pune os agressores da natureza - caçadores e empresas clandestinas. As aventuras do Curupira ainda incluem outros personagem do nosso folclore como a Onça-pé-de-Boi e o Jurupari.

E não podemos esquecer das HQs educativas que utilizaram elementos do nosso folclore para passar sua mensagem. Uma delas, que já foi citada aqui no blog é Jogue Limpo com seu Amigo, onde o Bumba-meu-boi dá dicas de prevenção ao câncer.[2] Se você conhece outra HQ nacional que utilize elementos do folclore nacional, comente aqui!

[1] http://ziraldo.com/livros/perere.htm
[2] http://gibitecacom.blogspot.com/2007/06/HQ-educacional-ensina-prevenir-o-cancer.html

3 comentários:

Luis disse...

Mas uma vez parabéns. Seu projeto é excelente.

Fico admirado, com a riqueza desses materiais. O valor multicultural presente nas Hqs.

Para esse Blog foi um achado, adorei mesmo.

Abraço

Natania A S Nogueira disse...

Calazans diz, que o limite para o uso dos quadrinhos está na criatividade do professor Ele está mais do que certo. Toda semana eu acho que não terei mais o que acrescentar no blog e toda semana eu me engano, ainda bem! :-)

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
vou divulgar este maravilhoso blog