quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

DETRAN do Mato Grosso do Sul lança obras literárias de educação para o trânsito

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) lançou no dia 25 de fevereiro de 2008 obras literárias referentes à educação e ao ensino para o trânsito, ilustrados pelo cartunista Ziraldo. A coleção é composta por quatro livros escritos, preparados para atender os públicos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.

Um quinto livro, voltado para o professor, também faz parte da coleção. O livro do professor apresenta os objetivos e conteúdos de cada livro, além de sugestão de atividades para o bom aproveitamento do material em sala de aula.

Ao todo foram impressos 140 mil livros que serão distribuídos para todas as escolas do Estado, na proporção aproximada de um livro para cada seis alunos.

Desde a implantação da Política Nacional de Trânsito, as escolas deveriam oferecer aos alunos o ensino do trânsito, mas isso não aconteceu na prática. Mato Grosso do Sul foi um dos estados pioneiros e criou sua Política Estadual de Educação e Ensino para o trânsito de Mato Grosso do Sul, que já foi implantada e agora será implementada a partir de 2008.

Segundo a política estadual, a escola pode optar em ensinar trânsito como uma prática diferenciada, sendo uma disciplina específica, ou como tema transversal, ensinada dentro das disciplinas já existentes, opção esta que foi escolhida pela maioria das escolas do Estado.

Não é a primeira vez que o criador do Menino Maluquinho faz um trabalho como este. Em 2005 o DETRAN/RJ distribuiu a cartilha Sinal Verde, assinada por Ziraldo. Em formato de História em Quadrinhos, trazendo uma aventura do Menino Maluquinho no trânsito.

Ações deste tipo são exemplares e devem ser seguidas pelos outros Estados, já que os acidentes no trânsito são responsáveis por centenas de mortes prematuras todos os anos e é na escola que os futuros motoristas dever começar a tomar consciência da responsabilidade de dirigir com segurança.

4 comentários:

IZABEL disse...

Essa iniciativa é muito importante!! Parabens Natania por estar atenta a divulgação de noticia de utilidade pública!!
abraços
Izabel Macedo
Sumaré-SP.

Natania A S Nogueira disse...

Pois é, tem que ficar de olho. Legal seria conseguir uma amostra do material. Melhor ainda se MG e outros Estados seguissem o exemplo.
:-)

Cybele Meyer disse...

Olá Natty,
Realmente tem gente que nasceu para fazer a diferença. Ziraldo é uma delas. Seja enfocando o público mirim, seja os adolecentes ele sempre acerta o alvo.
Parabéns à você, mais uma vez, por nos manter sempre bem informados e nos motivando a agir independente, da iniciativa estadual ou municipal da rede de ensino.
bjs com carinho
Cybele

Natania A S Nogueira disse...

Oi Cybele!
Eu gosto muito do Ziraldo. Ele é figura garantida nas bienais, todos os anos, e sempre tem alguma coisa nova para mostrar. O único (sem exagero) livro que minha mãe leu em toda a sua vida foi dele. Só por esta façanha ele já merece minha admiração.