quinta-feira, 28 de maio de 2009

Coleção Bem-Me-Quer ensina a respeitar as diferenças

As bibliotecas do país receberão, gratuitamente, a coleção Bem-Me-Quer, com nove livros infanto-juvenis assinados por autores nacionais e um áudio-livro, destinado a deficientes visuais. Os livros tratam sobre temas como etnia, classe social, deficiências, religião, orientação sexual, gênero e regionalismo, e são uma realização do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente – INDICA, uma organização não-governamental.

O lançamento da coleção acontece nesta quinta-feira, 28 de maio, no Itaú Cultural, em São Paulo (Av. Avenida Paulista, 149, Cerqueira César). O trabalho tem o patrocínio da Fundação Itaú Social e seus exemplares serão distribuídos a bibliotecas de 2.600 escolas públicas do Brasil, apoiadas pela instituição, através do Programa Itaú Criança.

A mineira/baiana Ana Raquel escreve e desenha o volume É Igual Mas É Diferente, que fala sobre etnia. Jonas Ribeiro é autor do texto de As Meninas Descalças, ilustrado por Raquel Echenique. Flávia Lins e Silva aborda as deficiências em Como Somos, ilustrado por Leicia Gotlibowsky.

A brasiliense Eliana Carneiro assina e ilustra o volume que trata de religião, o Livro das Pequenas Grandes Perguntas. O franco-brasileiro Gilles Eduar escreve e ilustra Marina e Makulelê, que trata do tema das diferenças. Adriana Falcão escreve Roda-Gigante, sobre religião, com ilustrações do paulistano José Carlos Lolo.

Por Que Eu Não Consigo Gostar Dela é o título do volume que trata de orientação sexual, escrito por Ana Claudia Ramos e desenhado por Maurenilson Freire. O ilustrador cearense também é responsável pelas imagens de O Salto da Borboleta, livro escrito por Márcia Cristina Silva e que fala da questão de gênero.

E o último da coleção, assinado por Chico Salles, é A Cor do Ovo, que aborda o tema do regionalismo e tem ilustrações de Jô Oliveira.O áudio-livro contém todas as nove estórias narradas por contadores profissionais (com capa escrita em braile) e com trilha sonora original composta pelo violonista e compositor Jorge Brasil. Cada um dos livros apresenta textos e ilustrações criados especialmente para o projeto.

Fonte: HQ Maniacs

Nenhum comentário: