segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ícones jovens da última década definem a geração

Thiago Arioza
Notícia publicada na edição de 03/01/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Alguns a consideram revolucionária, outros condenam. O fato é que a geração que atravessou a juventude nos últimos 10 anos viveu profundas mudanças socioculturais e agora sugere um futuro de transformação radical quanto à forma de se relacionar, informar e consumir. Conectados, os jovens compartilharam músicas, ideias e suas próprias vidas em redes sociais como Orkut, Facebook e MySpace. Com alguns cliques, se juntaram a grupos de interesses em comum e dominaram como em nenhuma outra época o aparato tecnológico que se renova constantemente. Em meio a este cenário de inquietude, livros, filmes, canções e outros frutos da cultura dos anos 2000 traduzem as particularidades de quem foi jovem na primeira do século 21. Com o objetivo de identificar esses ícones, esta coluna selecionou as referências mais citadas por jovens que opinaram sobre o que mais o influenciaram nos últimos anos. Se faltou mencionar sua banda predileta ou o filme da sua vida, acesse a coluna Gente Jovem no site www.cruzeirodosul.inf.br e comente.

A década dos mangás

Foi por meio dos mangás que a cultura oriental passou a ser mais conhecida entre os jovens brasileiros. Embora tenha se difundido no Brasil desde os anos 60, as histórias em quadrinhos japonesas só tornaram-se febre no País a partir de dezembro de 2000, quando foram lançados os títulos Samurai X, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Esse universo de personagens de olhos arregalados, cabelos pontudos e lágrimas em forma de cachoeira estimulou a produção de desenhos animados japoneses, conhecidos como anime e influenciou filmes como Kill Bill, de Quentin Tarantino. Hoje, uma legião de fãs e colecionadores, denominados cosplayers, incorporam seus personagens com figurinos bem elaborados e se reúnem em eventos que acontecem em várias épocas do ano.

Juventude obscura

Foi na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts que um jovem bruxo convenceu um número incalculável de jovens a conhecer as aventuras escritas pela britânica J. K. Rowling, a mulher mais rica na história da literatura. O personagem, apresentado ao mundo em 1997 com o título Harry Potter e a Pedra Filosofal, arrebanhou um sem fim de jovens que conhecem em detalhes as histórias que envolvem conceitos de responsabilidade, sentimento, morte, preconceito e maldade. Somando os sete livros publicados, a série vendeu 488 milhões de exemplares e deu origem a oito adaptações no cinema, protagonizadas pelo ator Daniel Radcliffe. Os filmes aparecem na lista das maiores bilheterias já registradas no cinema mundial, sendo que o último, lançado em 2009 (Harry Potter e o Enigma do Príncipe), ocupa a oitava posição entre os mais assistidos.

O sucesso mais recente, também envolvendo uma aura de obscuridade, chama-se Crepúsculo (Twilight, em inglês). A série de romances caiu no gosto e na fantasia de milhares de jovens seduzidos pela escrita de Stephenie Meyer. A saga tem como personagem principal a jovem Isabella Swan (Bella), uma adolescente que se muda de Phoenix para Forks, em Washington, experimentando um mundo totalmente novo para si ao apaixonar-se por Edward Cullen, um vampiro. A série de quatro livros vendeu mais de 85 milhões de cópias ao redor do mundo e deu origem a dois filmes: Crepúsculo, em 2008 e Lua Nova, em 2009.

Influência musical

Não é tarefa fácil escolher somente uma banda ou músico que mais se destacou em toda a década. A começar pelas cantoras, a de maior sucesso é inegavelmente Britney Spears. A loira de 28 anos foi uma das que mais venderam álbuns nos anos 2000 - foram mais de 83 milhões - e a a ganhar mais fãs a cada álbum lançado - 817 mil novos fãs só com o álbum Blackout, segundo a Sony BMG. O sucesso veio em 1999, a partir daí, passou a colecionar histórias polêmicas e nada exemplares para quem a admira. Entretanto, Britney não ganha de Amy Winehouse no quesito extravagância. Apostando no estilo politicamente incorreto, a indústria da música lançou em 2003 a cantora e compositora de jazz e blues. Amy despontou em 2006, com o álbum Back to Black. No rock, Avril Lavigne foi destaque em todo mundo, já o pop fechou a década com Beyoncé e Lady Gaga nas paradas.

No Brasil, Pitty chegou a ser considerada a nova musa do rock ideológico e Los Hermanos ainda embalam romances, mesmo com a banda desarticulada.

O grande destaque nacional é de Ivete Sangalo, que arrastou multidões por onde passou. Carismática, a baiana alavancou a carreira solo após sair da Banda Eva. A Festa é uma de suas canções mais lembradas.

Se tratando de influência, o grupo Racionais MCs é indicado como o principal. O hip hop alternativo do conjunto assume uma postura incisiva ao versar os problemas decorrentes da desigualdade no País. Com a linguagem dos morros, seus integrantes se recusam a utilizar grandes mídias ou participar de grandes festivais. Mesmo assim conquistaram a marca de 1 milhão de cópias vendidas com os 11 álbuns que lançaram.

Referências no esporte

Com seu estilo bom-moço, o jogador Kaká despertou admiração de jovens que sonham em ser como ele. Foi revelado pelo São Paulo e chegou a ser o caçula da seleção brasileira, que conquistou o pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002. Foi eleito o melhor jogador do Mundo em 2007 e seus melhores momentos da carreira aconteceram no Milan, da Itália. Atualmente joga no Real Madrid, da Espanha.

Estrela de campanhas publicitárias e inspiração para ginastas iniciantes, Daiane dos Santos se tornou o orgulho do Brasil, sendo a primeira brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Em 1999, ela conquistou suas primeiras medalhas, na categoria sênior. Atualmente, a ginasta de 26 anos está afastada das competições por reprovação em um exame antidoping.

Políticas públicas

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi lançado em 2004 com o objetivo de ampliar o acesso dos jovens às universidades privadas. Conseguiu. Desde sua criação até o processo seletivo do primeiro semestre de 2008, foram atendidos cerca de 385 mil estudantes, sendo 270 mil com bolsas integrais. O programa é elogiado e também criticado por não resolver a baixa participação de alunos de escolas públicas em universidades igualmente públicas.

Em Sorocaba, a Prefeitura instituiu na última década a Secretaria da Juventude. Por meio deste setor, são idealizadas políticas de interesse dos jovens representados por um Conselho Municipal. Ao longo de sua atuação, o órgão ligado ao governo municipal criou o Território Jovem, espaço para convivência e cursos gratuitos para jovens de 16 a 29 anos. Além disso, anualmente a secretaria promove o Congresso sobre a Juventude, que debate soluções, propostas e ideias para o bem-estar dos jovens da cidade.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário: