terça-feira, 1 de junho de 2010

Clássicos dos livros direto para os quadrinhos


Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC

Grandes clássicos da literatura mundial podem estar frescos na memória do público mais velho, mas a busca para sua apresentação à recente geração de leitores tem feito com que as editoras transformem os textos em histórias em quadrinhos. Esse é o caminho da linha Quadrinhos Nacional, da Companhia Editora Nacional, que se destaca mais pelas informações do que pelo formato. Os exemplares da coleção trazem histórias criadas por alguns dos maiores escritores de todos os tempos. As adaptações têm um tamanho padrão de 48 páginas e todas custam R$ 23,90.

Entre elas está a aventura Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. A publicação mostra o jovem D''Artagnam chegando em Paris e conhecendo os mosqueteiros Aramis, Porthos e Arthos. O quarteto se torna inseparável e se verá em meio a perigosas intrigas que envolvem o trono francês.

Os amigos voltam a agirmais de 30 anos depois durante em O Homem da Máscara de Ferro, também de Dumas. Os problemas envolvendo o Rei Luís XIV e o delicado momento vivido pelo povo fazem com que Aramis decida pedir ajuda para destronar o monarca e colocar seu irmão gêmeo em seu lugar.

O suspense é a chave do conto O Médico e o Monstro, do escritor Robert Louis Stevenson. Diferente de outras adaptações que mostram a dualidade existente entre o ser humano e sua possível versão bestial, o livro traz uma trama psicológica baseada em Dr. Jekyll, que resolve, por meio de experimentos científicos, trazer à tona seu lado demoníaco.

Outra obra que segue linha de terror é Frankenstein, clássica novela escrita por Mary Shelley. Na Europa no fim do século XVIII, o cientista Victor Frankenstein realiza ousado experimento que reúne restos de cadáveres para dar forma a uma desconfigurada criatura. O arrependimento da experiência faz com que o ser se envolva em acontecimentos trágicos.

O respeitado Bram Stoker é lembrado na adaptação de sua obra-prima: Drácula. As páginas acompanham a trajetória do advogado inglês Jonathan Harker à Transilvânia para atender o macabro conde Drácula. Já na Inglaterra e ao lado de sua noiva Mina e do Professor Van Helsing, o rapaz terá de enfrentar o poder maligno do representante do mais conhecido monstro da literatura.

Finaliza a lista o drama Macbeth, de William Shakespeare. Envolvendo vingança e traição, a história mostra o voraz desejo do personagem título de seguir uma profecia e se tornar rei da Escócia. O assassinato do então monarca irá trazer complicações a Macbeth.

As sucintas adaptações ficaram por conta de Jim Pipe, Stephen Haynes e Fiona MacDonald. As ilustrações são divididas entre Penko Gelev e Nick Spender.

O texto fácil e os desenhos detalhados devem agradar ao público juvenil e fazer com que os adultos relembrem os clássicos. Todos os livros contam com informações adicionais sobre o texto original, seu autor e citam as adaptações existentes para a TV e cinema. As curiosidades acabam sendo o grande diferencial da linha, marcada pelo tom didático.

FONTE: DIÁRIO DO GRANDE ABC

Nenhum comentário: