terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cartunista Renato Canini fala sobre meio ambiente por meio do livro Tibica

Precisamos salvar a natureza. Essa é a mensagem que o cartunista Renato Canini passa por meio do livro Tibica — O defensor da ecologia. Árvores cortadas, chorando, fauna sem ter o que comer e onde morar ilustram a tragédia do desmatamento das florestas. Utilizando poucos traços, o autor mostra uma de suas marcas registradas em desenhos simples, sempre parodiando a ignorância do homem branco no cuidado com o ambiente em que vive. O curumim, muitas vezes satírico, outras vezes poético, desenvolve uma relação de amor e amizade com as árvores e os animais. De caráter didático, o livro é indicado para adultos e crianças.

O índio Tibica, apesar da aparência infantil, já tem 32 anos. Ele foi criado em 1978 para um projeto da Editora Abril chamado Tiras, e chegou a ser publicado em vários jornais do país. Hoje, mais maduro, e com uma necessidade maior de pedir socorro ao mundo em nome da natureza, o indiozinho ganha mais voz com um livro só seu de histórias em quadrinhos. “Esse indiozinho já rodou o país inteiro em jornais e revistas com suas mensagens. Ele nunca vai ficar ultrapassado”, conta o autor.

Veterano no mundo dos cartuns, Canini carrega na bagagem mais de 50 anos de carreira. Ele traz no currículo os desenhos e histórias do Zé Carioca e passagem pelo Pasquim. Entre publicações em jornais e revistas, o volume Tibica — O defensor da ecologia é seu terceiro título lançado. “Fiquei um tempo parado sem criar. Esse livro tem um pouco de histórias antigas, mas a maioria são inéditas.”

LEIA O RESTANTE DA MATÉRIA, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: