sábado, 3 de março de 2012

Livro brasileiro sobre mangá é traduzido para o inglês Livro brasileiro sobre mangá é traduzido para o inglês

Capa do livro, com ilustração
do próprio autor

Em fevereiro de 2011, foi lançado o livro independente Elementos do Estilo Mangá, de João Henrique Lopes. A obra versa sobre definições e técnicas visuais utilizadas na maioria dos mangás, codificando a linguagem gráfica e apresentando a visão do autor sobre o tema. 

De modo ousado e consistente, o trabalho questiona a definição dos pesquisadores que consideram o mangá como uma escola de narrativa visual. Assim, o livro é focado na visão do mangá como um conjunto de técnicas de ilustração. Na época do lançamento, escrevi uma resenha sobre a obra aqui no Sushi POP

Agora, um ano depois, o livro ganha versão em inglês, revisada e ampliada sob orientação do renomado pesquisador Frederick Schodt, autor de dois volumes fundamentais sobre mangá editados no ocidente: Manga! Manga! The world of japanese comics (Kodansha International, 1983) e Dreamland Japan (Stone Bridge Press, 1996). Seu aval e sugestões enriqueceram a obra, cujo título internacional ficou sendo Elements of Manga Style. A edição em inglês tem mais conteúdo e imagens que a versão original, com destaque para uma análise sobre o estilo e evolução de consagrados autores de mangá. 

O livro será vendido no site da Amazon.com em formato impresso e digital.

Nenhum comentário: