terça-feira, 2 de setembro de 2014

Quadrinhos Alemães em exposição no Goethe

O Goethe-Institut Curitiba inaugura hoje, às 19 horas, a exposição Quadrinhos Autorais Alemães. A mostra, que já esteve em Niterói-RJ, reúne obras de alguns dos melhores autores de Histórias em Quadrinhos (HQs) em atividade na Alemanha.

Entre os autores da exposição estão Flix, um dos autores mais lidos na Alemanha, com livros que vendem mais de 25 mil exemplares, e Reinhard Kleist, cujo trabalho O Boxeador foi uma das HQs mais elogiadas em 2013. Há ainda Jens Harder, Mawil, Aisha Franz, Birgit Weyhe, Isabel Kreitz, Tom Gaedke e Ulli Lust, alguns deles ainda inéditos no Brasil.

A exposição tem curadoria do premiado quadrinista curitibano José Aguiar, autor de HQs como Folheteen, Nada Com Coisa Alguma e Vigor Mortis Comics. Ex-colabortador do Bem Paraná, ele esteve em junho deste ano na Alemanha, onde, com apoio do Goethe-Institut Curitiba, participou do 16º Festival Internacional de Quadrinhos de Erlangen, o mais importante do gênero naquele país.

“Esta exposição é uma oportunidade única de apreciar trechos de obras, algumas recentemente publicadas na Alemanha e outras ainda inéditas também por lá. Os alemães, assim como os brasileiros, têm uma forte tradição nos quadrinhos autorais e iniciativas como essa só reforçam nossos laços artísticos e culturais”, afirmou Aguiar.

A parceria entre o Goethe e a Quadrinhofilia já trouxe a Curitiba autores como Flix, Ulli Lust, Isabel Kreist, Mawil e Jens Harder, para palestrar, realizar workshops e exposições. “São grandes nomes dos quadrinhos internacionais que já tem relação de afinidade com nossa cidade”, declara Aguiar.

No dia da abertura, José Aguiar fará a palestra Um olhar sobre os Quadrinhos Alemães, sobre sua experiência recente no mercado de quadrinhos na Alemanha e sobre as obras e autores da exposição. Em seguida o artista também autografará seu livro Reisetagebuch - Uma viagem ilustrada pela Alemanha.

SERVIÇO
Onde: Goethe Institut (R. Reinaldino Schafemberg de Quadros, 33 - Alto da Rua XV).
Quanto: Grátis

Publicado no Bem Paraná

Nenhum comentário: