quarta-feira, 4 de maio de 2022

OS PERSONAGENS DOS QUADRINHOS E SUAS HISTÓRIAS - O URTIGÃO

A partir do mês de maio de 2022 iremos postar regularmente pequenos texto sobre personagens dos quadrinhos que foram populares no século XX, mas que são pouco conhecidos pelo público jovem. A ideia é trazer a história desses personagens para que os leitores possam não apenas conhecê-los para conhecer também seus gibis. É a contribuição que a Gibiteca Helena Fonseca faz para a memória dos quadrinhos. O primeiro personagem que iremos trazer aqui é o Urtigão.

Urtigão (Hard Haid Moe) é um personagem de quadrinhos dos   estúdios da Walt Disney, criado por Dick Kinney e Al Hubbard.

Urtigão é um caipira rabugento que mora no Brejo das Urtigas, sul de Patópolis, onde vive co seu cachorro Cão, que passa a maior parte do tempo dormindo, e com sua governanta Firmina, que foi introduzida nas HQs do Urtigão publicadas no Brasil. O personagem apareceu pela primeira vez na revista do Pato Donald, na história “It's Music?”, publicada em outubro de 1964, nos Estados Unidos, e dois anos depois, em 1966, no Brasil,  na revista "Mickey" nº166, com o título Aqui Está O "Nhum-Nhum-Nhum".

Sua primeira história desenhada por um artista brasileiro foi “O Mistério da Montanha”, por Carlos Edgard Herrero, publicada na revista Tio Patinhas #85, em Março de 1972. A Disney permitia que seus personagens foram desenhados por artistas de outros países para que fossem adaptados à realidade local. Por isso temos muitas histórias do Urtigão, e  muitos outros personagens, como o Zé Carioca, escritas e desenhadas por brasileiros. Além disso, são acrescentados personagens que não aparecem em outros países, como a governanta Firmina, criada no Brasil.

No Youtube você pode encontrar HQs do Urtigão e conhecer o personagem, clicando aqui!

Fontes:

Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Urtig%C3%A3o

Blog HQ+HQ - http://hqmaishq.blogspot.com/2018/02/urtigao-49.html

2 comentários:

Quiof disse...

O Urtigão foi transformado de um hillbilly americano para um caipira brasileiro, muito por conta da ida de Chico Bento pra Globo, atualmente só existe produção italiana, embora ele possa aparecer em histórias do Zé Carioca, usaram ele no finzinho da revista do Zé na Abril.

Anônimo disse...

Mas até mesmo antes da ida do Chico Bento pra Globo, ele já tinha sido bastante "abrasileirado". Volta e meua apareciam festas juninas nas histórias dele, ou era mencionado que ele tocava sanfona, dando a entender que ele fosse um csipira paulista ou mineiro.