sábado, 29 de março de 2008

Doações, visitas e novos projetos

Esta foi uma semana bem agitada. Recebemos, na terça-feira, uma doação de HQs feita por André Vianna, da cidade do Rio de Janeiro, que entre outras coisas enviou para nós uma boa quantidade de HQs nacional, fanzines em geral, o que despertou a atenção de alguns alunos que estão até pensando em montar um pequeno fazine. Soube de um que já tem até alguns roteiros prontos É uma pena que, em Leopoldina, as poucas pessoas que conheço que gostam deste tipo de atividade já tem seu tempo todo tomado, senão poderíamos fazer uma pequena oficina com eles. Quem sabe, futuramente?

Na quarta-feira, recebemos uma visita da equipe do Pró-ler, de Cataguases. Foi muito legal ver o interesse deles na nossa pequena gibiteca. Uma pena a visita ter sido tão breve. Acho interessante a troca de idéias. Acho que o intercâmbio é a melhor forma de madurecer e consolidar um projeto.

Na quinta-feira, ganhamos da Secretaria de Educação, dois presentes. Primeiro três estabilizadores para nossos computadores. Agora só resta arrumar a rede elétrica para que os seis possam funcionar juntos e os alunos possam ter mais espaço para interagir com o meio digital.

O outro presente foi a autorização para usar uma cartilha que eu desenvolvi, que mistura quadrinhos e texto para ensinar história para alunos da quinta série (atual sexto ano). A idéia da cartilha veio nas férias, e foi amadurecida depois que li uma matéria sobre ensino e história antiga nos Cahiers Pédagogiques. A Secretaria providenciou a reprodução. Eu pedi para uma turma e ganhei para duas, o que é melhor ainda.

Usei uma linguagem simples para explicar conceitos mais complexos, textos mais curtos com letras maiores e misturei imagens, tirinhas e páginas de quadrinhos para compor o enredo e montar alguns exercícios. Será uma experiência, se der certo, irei montar a segunda parte para ser aplicada no segundo semestre.

Cheguei a usar a cartilha na sexta-feira, com uma turma e a recepção foi muito boa. Alunos que normalmente não se interessam pelas atividades se dedicaram mais a fazê-las, pois a mistura dos quadrinhos com o texto e os exercícios despertou mais o interesse. Vamos ver os resultados nos próximos meses e se o aprendizado será melhor. A cartilha começa com a origem da vida e vai até a queda do Império Romano.

2 comentários:

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Oi Natania.
Você, que tem experiência aqui no blogspot..pode me dizer como faço pra colocar meu arquivo antigo do weblogger nesta nova página?!
Obrigadinha!
^^!

Natania A S Nogueira disse...

Ih, Thaiza! Não sei não. Estou neste ramo há apenas um ano e ainda pisando em ovos. :-(
Fico te devendo.