quinta-feira, 13 de março de 2008

Artista usa quadrinhos para divulgar temas relacionados ao meio ambiente, musica, saúde e poesia

A matéria saiu no site Quadrinho.com (que visito todos os dias) e estou reproduzindo aqui. Quem quiser ler a matéria no link original é só clicar aqui.

Artista de Guarujá dá vida a personagens em quadrinhos

Ele utiliza as histórias em quadrinhos para chamar à atenção das pessoas sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente, saúde, música e até poesia. Desde criança, o guarujaense Christian Rodrigues, 34 anos, vem criando uma família de personagens, na qual o pássaro Lico é destaque.

Mas ele não está sozinho. Também tem a tartaruga Casquinho, o pássaro Azul, o gato Maya e até um extraterrestre, que vem à Terra, não para abduzir as pessoas, mas para conscientizá-las a economizar água.

“O desenho sempre me encantou. O meu relacionamento com as pessoas acontece por meio dos quadrinhos. A arte é o legal da vida. As crianças se educam por ela e, sem ela, não dá pra viver”, conta Rodrigues.

O desenho foi a forma que Rodrigues encontrou para lidar com a timidez que, ainda hoje, o acompanha. Também foi por meio dos quadrinhos que o artista passou a ficar mais atento às coisas que estão ao seu redor.

Ele conta que o processo de criação acontece observando as situações do dia-a-dia ou mesmo quando está isolado. “Os personagens revelam quem sou, o que penso e como enxergo o mundo”, afirmou.

Rodrigues revela que é nas aventuras do pássaro Lico, por exemplo, onde mostra o seu lado aventureiro, ambicioso, alegre e brincalhão. Já com o gato Maya é sua veia poética que está à mostra. Seus personagens também são usados para criticar a violência na sociedade.

As caricaturas, fanzines e ilustrações também estão presentes no trabalho do guarujaense, que está acertando com a Secretaria da Cultura da Cidade as condições para dar aulas gratuitas de desenho artístico.

O reconhecimento do trabalho de Rodrigues veio com a primeira colocação no Concurso Santista de Cartoon – na modalidade desenho de humor –, durante o Mapa Cultural de 1994.

Também obteve o primeiro lugar por suas histórias em quadrinhos nos IX e XI Expocom, realizados em Salvador e Rio Grande do Sul, respectivamente. Seu trabalho rendeu, ainda, menção especial na categoria Humor Gráfico, com uma caricatura do cantor Djavan.

Nenhum comentário: