Período | Nº de dias | Empréstimos | Média sem. |
29/05 a 05/07 | 38 | 287 | 53,1 |
30/07 a 27/09 | 62 | 470 | 53,4 |
01/10 a 21/11 | 52 | 270 | 36,4 |
Total | 1027 |
Quanto aos dados acima, cabem aqui alguns esclarecimentos. A princípio os empréstimos eram realizados para os alunos dos turnos da manha e da tarde. Observem que nos dois primeiros períodos o número de empréstimos por semana permanece o mesmo. A partir do terceiro período, os empréstimos foram realizados apenas para os alunos da tarde, devido ao aumento de serviço do professor eventual do turno da manhã, que não lhe permitia manter os empréstimos no mesmo ritmo. No entanto, a gibiteca continuou funcionando no turno da manhã para leitura, acompanhada por professores. Neste caso, nem sempre se registrava o que era lido, pois os professores tinham a liberdade de levar as Hqs para a sala de aula.
Em relação à leitura em si, fizemos um levantamento do que foi lido nestes três períodos e chegamos aos seguintes resultados:
Período | Ação | Inf. | Mangás | |
29/05 05/07 | 84% | 13% | 3% | |
30/07 27/09 | 43% | 47% | 10% | |
01/10 21/11 | 33% | 42% | 25% |
Também com relação a estes dados, é relevante sublinhar alguns pontos. No primeiro período de empréstimos, os quadrinhos infantis disponíveis eram poucos e a maior parte do nosso acervo era composto por Hqs de super-heróis. No segundo período, a escola recebeu uma grande doação de Hqs infantis, notadamente da Turma da Mônica, o que permitiu que fosse liberado sem restrições o empréstimo deste gênero´, provocando uma grande queda na leitura de gibis de super-heróis. No último período conseguimos recursos para comprar mangás, que até então eram em número muito reduzido, mas cuja leitura estava aumentando gradativamente. O aumento do acervo, no mês de novembro, fez com que muito alunos se interessassem mais por este gênero. Ao adquirir os títulos levamos em conta a preferência dos alunos: as meninas gostavam de Sakura e Vídeo Girl AI, enquanto que os meninos queriam Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Tendo em visto o curto período em que este material ficou disponível, o crescimento da leitura pode ser considerado muito significativo.
Super | Álbuns | Inf. | Man. | Inglês | Educ. | Rarid. | Rep. | Susp. |
1243 | 200 | 431 | 149 | 92 | 220 | 50 | 166 | 57 |
2 comentários:
O incentivo à leitura atraves dos gibis é muito importante, e a gibiteca tem uma grande tarefa pois esses alunos serão grandes leitores na vida adulta. Os numeros que vc forneceu são realmente animadores. Beijos, Karina.
Obrigada, Karina!
Espero que os números melhorem este ano e que as possibilidades de trabalho aumentem :-)
Postar um comentário