terça-feira, 11 de março de 2008

Curso de História em Quadrinhos no Museu de Comunicação Social

A notícia saiu na Gazeta da Serra, ontem e eu estou repassando aqui, juntamente com algumas informações complementares sobre o Museu de Comunicação.

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, da Secretaria da Cultura, promove o Curso de Histórias em Quadrinhos, de Daniel HDR e equipe, realizado em parceria com a instituição há dez anos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser efetuadas pelos telefones 3019-7427 e 9327-7170 ou pelo e-mail: cursodehq@gmail.com.

Com duração de cinco meses, o curso abordará os seguintes conteúdos: Character Design (criação de persongens para quadrinhos e animação), Argumento e Roteiro (para HQ e outras mídias), Layout, Perspectiva e Sombras, Figura Humana (com aulas de modelo-vivo), Materiais e Técnicas de finalização, Letreiramento, etc, com acompanhamento constante do professor e demais instrutores.

A primeira turma (Nível 1) inicia no próximo dia 15 e tem duas opções de horário: sábados, das 10h às 12h ou das 13h às 15. O objetivo é oferecer uma introdução prática e objetiva às técnicas gráficas utilizadas na Produção das Histórias em Quadrinhos, incluindo o Cartum, a Caricatura, o Desenho de Imprensa e a Ilustração Publicitária, através dos mais diversos estilos e gêneros, escolhidos pelos próprios alunos - com aulas coordenadas pelo desenhista Daniel HDR (autor de Histórias em Quadrinhos para editoras como Marvel Comics, Avatar Press e Dark Horse (EUA), além de professor de arte-seqüencial e mangá na Feevale), profissional da área e atuando há mais de 15 anos, com publicações no Brasil e no exterior.

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa é uma instituição cultural voltada para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no RS. Seu acervo, disponível para consulta, abrange diferentes áreas da Comunicação: Imprensa, Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.

Localizado na antiga sede do jornal A Federação - prédio construído em 1922 e tombado em 1977 pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre -, o Museu conta, nos seus três pavimentos, com espaços para exposições onde são realizadas mostras fotográficas, de peças publicitárias, de materiais e objetos que reconstituem os diferentes períodos históricos da Comunicação Social em nosso Estado. O público pode freqüentar suas dependências para ler jornais e revistas, elaborar pesquisas científicas, ver fotos e, ainda, assistir cursos e conferências.

O funcionamento do Museu é de terças a sextas, das 9h às 18h e sábados das 9h às 12:30.
O endereço é Rua dos Andradas, 959, Centro, Porto Alegre - RS - CEP.: 90020-003 - F: 51 - 3224.4252.

2 comentários:

Claudia Conte disse...

Natania,
Boa Noite! Quando lemos uma notícia sobre um curso desse tipo, ficamos com uma grande vontade de poder ter um assim, aqui, pertinho de nós, inclusive para os nossos alunos. Mas acredito que você está no caminho, com Projeto para os alunos da "Judith Lintz", com o Seminário... e o que mais estiver por vir.
Um abraço!
Claudia Conte

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Claudia!
É só mandar que a gente organiza, vc sabe!
:-)
Um abração!