quarta-feira, 26 de março de 2008

Quadrinhos por um mundo melhor


Esta semana tivemos algumas novidades, com o lançamento de quadrinhos educativos, em várias partes do mundo, com destaque para quadrinhos que buscam combater o terrorismo, a violência e a discriminação e, é claro, preservar o meio ambiente.

Para começar, a Alemanha cria uma história em quadrinhos para combater o radicalismo islâmico, a xenofobia e o racismo. Trata-se dos quadrinhos que tem como personagens o jovem Andi, muçulmana, Ayshe, e do irmão dela, Murat. Com tiragem de cem mil exemplares, a HQ está sendo distribuída nas escolas secundárias, procurando mostrar aos jovens a diferença entre o Islã tradicional e pacífico e a versão intolerante e violenta difundida por militantes.

Os personagens podem ser usados em aulas sobre cidadania e religião para alunos de 12 a 16 anos. A faixa etária é significativa, pois pesquisas revelam que é nessa idade que os islamitas radicais estão tentando aliciar os jovens. O objetivo, portanto, é neutralizar discurso da al-Qaeda

Na opinião dos especialistas, para muitos jovens a al-Qaeda oferece uma sensação de identidade, pertencimento e justiça, sem falar no caráter de "aventura" da empreitada. A questão é como competir com esses atrativos. Ainda na Alemanha, um livro de histórias em quadrinhos conta as raízes da religião islâmica para crianças alemãs. O livro Paul e as religiões do mundo Islão, é dedicado ao público infantil e explica de maneira simples e objetiva as bases da religião islâmica.


A autora é a pedagoga Karin Schmidl. O protagonista dos quadrinhos, o menino Paul, viaja com seu amigo muçulmano Karim pela história do islã e revê momentos importantes do passado islâmico. O livro quer combater os preconceitos contra a religião e seus praticantes na Alemanha, que tem uma grande população muçulmana.


Já na Espanha, um concurso de quadrinhos é a arma usada para combater a exploração sexual de latinoamericanas. O projeto nasceu da necessidade de sensibiliar a população, principalmente os jovens, sobre a questão da prostituição e do uso de mulheres para fins de exploração sexual. Serão selecionadas seis histórias para serem publicadas.


Pelo regulamento, o prêmio para a elaboração de cada história será de 2000 euros. Serão recebidas, até 08 de abril (pelo e-mail info@fmpcontraexplotacionsexual.orge com a referência COMIC), mostras de vinhetas em que se incluam imagens e uma linguagem transformadora, com base nos estereotipos sexistas, xenófobos e homofóbicos. A Federación Mujeres Progresistas pede as pessoas que desejem concorrer que enviem vinhetas no formato JPEG ou PDF em que desenhem alguns homens bebendo com algumas mulheres jovens em um bar de alterne.


Na franca, a Ajena, uma associação de difusão de formas de energia alternativas, publicou recentemente o álbum Le Secret d'Amaterasu, uma HQ produzida dentro de princípios ecológicos com materiais totalmente recicláveis. O álbum se chama Le Secret d'Amaterasu e foi todo impresso com tintas vegetais, num papel de qualidade ecológica, 100% reciclável. A impressão foi realizada por uma gráfica que faz parte do programa francês Imprim'Vert (programa nacional voltada para gráficas visando a proteção do meio ambiente). O livro foi lançado no Festival de Angoulême.


Fontes:

http.//www.universohq.com/

http://www.quadrinho.com/

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/03/25/alemanha_combate_extremismo_com_historias_em_quadrinhos-426526635.asp


Nenhum comentário: