sábado, 8 de março de 2008

Disney, animações e a II Guerra Mundial

Neste início de março, uma notícia deu o que falar entre os fãs dos quadrinhos e entre pessoas curiosas: a revelação de que Adolf Hitler era fã da Disney. Esperei um pouco para reunir informações e postar alguns comentários sobre o assunto.

A noticia saiu no semanário Der Spiegel on-line . William Halkvaag, diretor de um museu norueguês dedicado à Segunda Guerra Mundial, teria encontrado quatro desenhos escondidos dentro de um quadro, representando uma paisagem da Baviera, atribuído a Hitler. Dentro dele encontrou quatro aquarelas, representando Pinóquio e três dos anões da Branca de Neve (Mestre, Dunga e Dengoso), estes últimos assinados A.H. As cópias são datadas de 1940, um ano após a invasão da Polônia que deflagrou a Segunda Guerra Mundial.

O ditador alemão, antes de se envolver tão intensamente na política, tentou fazer curso de artes em Viena, mas foi recusado. Hitler tinha paixão pela arte e era pintor amador. Não é novidade o fato de Hitler ser fã dos desenhos animados Disney. Ele possuía uma cópia de Branca de Neve e os Sete Anões, que é baseado num conto tradicional germânico.

Em 1937, Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha, de de presente ao ditador cerca de 12 cópias de animações do Mickey, o que teria inspirado Hitler a criar uma produtora de desenhos animados para servir aos propósitos de seu regime ditatorial.


Na década de 1940 foram produzidas muitas animações, que foram usadas tanto por nazistas quanto por aliados para divulgar seus ideais O Universo HQ chegou a publicar em 2006 uma matéria bem interessante a este respeito (clique aqui para conferir). As produções mais conhecidas com o tema são as da Disney, como A face do Führer (1943), estrelada pelo Pato Donald e ganhadora de um Oscar (veja a animação abaixo)

Entre as produções alemãs, destaca-se Nimbus Libéré (1943). É uma espécie de psicologia reversa, onde mostra os EUA bombardeando a França sob pretexto de "libertá-la". Pato Donald, Mickey Mouse, Pateta, Gato Félix e até Popeye aparecem como soldados sanguinários que matam civis inocentes. O vídeo tem cenas fortes, por isto não vou postá-lo aqui, mas quem tiver interesse em assistir, é só clicar aqui.

Eu, particularmente, acho a II Guerra Mundial um fato histórico que pode ser muito explorado através dos quadrinhos e do cinema. Mais do que qualquer outro momento da história, a II Guerra Mundial foi (e ainda é) rica em representações na 9ª arte.

Nenhum comentário: