quarta-feira, 5 de março de 2008

Uma semana de destaque para os quadrinhos educativo

Ainda é quarta-feira e já tenho quatro notícias referentes a quadrinhos educativos, no Brasil e no exterior. A primeira veio do outro lado do Atlântico. Na segunda-feira, dia 03 de março, foi lançado em Luanda, Angola, o álbum de "Ozono: a proteção que envolve a terra", com uma tiragem de 5000 mil exemplares. No álbum é mostrada a importância da camada de ozônio para a terra e os seres vivos, sobre o perigo dos raios ultra-violeta e da importância de se preservá-la.

A publicação é uma iniciativa do Ministério do Urbanismo e Ambiente (Minua). O lançamento do álbum de quadrinhos foi uma das muitas atividades daquele dia, onde se celebra o Dia Africano do Ambiente, data instituída em Julho de 2002 pelo Conselho de Ministros da então Organização de Unidade Africana (OUA).

Já outro lançamento, é on line. Trata-se do site o Mundo de Dina, que usa histórias em quadrinhos para explicar os direitos das crianças. Uma iniciativa do Save the Children Suécia. O site possui uma versão em português, com uma ou outra expressão em espanhol e disponibiliza para os professores interessados um jogo (O mundo de Dina) para que eles possam trabalhar com seus alunos o "que é ser criança e seus direitos. Para acessar o site só clicar aqui.

Outro lançamento é a revista "Emaluca", uma publicação em quadrinhos cujos personagens principais são um macaco, uma arara, uma cobra, uma capivara e uma ema: a Emaluca. A revista foi criada para ser utilizada por estudantes das séries iniciais da rede educacional de Lucas do Rio Verde (MT), vão estudar a preservação e conservação do meio ambiente por meio de um material desenvolvido exclusivamente para elas.

Aproximadamente 7.500 alunos serão beneficiados pelo projeto. As três redes receberão gratuitamente as revistas graças a uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, empresas locais e o deputado Otaviano Pivetta.

Por fim, um álbum franco-belga lançado este mês vem para dar mais suporte às aulas de história antiga. Trata-se de Tintim e as grandes civilizações (Tintin et les grandes civilisations).O álbum é um convite a se fazer uma viagem pelo passado, através da arqueologia, da arquitetura e da arte.

Para quem não conhece, Tintim é um dos mais famosos personagens das histórias em quadrinhos franco-belgas, criado pelo inesquecível mestre Hergé. Tintim é um jovem repórter que se envolve em casos perigosos e realiza ações heróicas para salvar o dia. As aventuras de Tintim se passam em várias partes do mundo, daí a grande quantidade de material que permite relacionar o personagem a estudos de arqueologia e história.

O álbum viaja pelo Egito, pela América pré-colombiana, pelo Tibete, dentre tantos outros lugares que acolheram esplendorosas civilizações. Além de passagens conhecidas, o álbum também possui documentos inéditos. São apresentadas entrevistas com alguns leitores famosos do personagem como o o arqueólogo Patrice Lecocq, Tchang Yfei. Uma boa pedida para quem quer dar uma diversificada nas aulas de história. Mais informações (em francês) é só clicar aqui.

Nenhum comentário: