sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A Caravela: uma HQ sobre as Grandes Navegações

A Caravela reúne um conjunto de tiras que mostram as aventuras marítimas ocorridas a bordo da Caravela Flor do Lácio e sua tripulação de nobres, militares, clérigos e marinheiros, ocorridas por volta de 1530.

Em “A Caravela”, os marinheiros ganham um espaço que não tiveram na história, tornando-se personagens fundamentais para que toda a aventura “por martes nunca d´antes navegados”, tenha um final feliz. Nas tirinhas de Nilson estes personagens anônimos saem das sombras e participam ativamente do enredo. A Caravela pode ser considerada uma paródia histórica, que através de personagens fictícios busca aproximar-se daqueles personagens reais dos quais nunca ouvimos falar e sem os quais não haveria história. É o caso de Manual e Joaquim, dois marinheiros protagonistas de muitas aventuras.

A Caravela reúne tiras que são muito mais que cômicas: nelas está envolvido todos um discurso social, histórico e político, sob disfarce do humor. A série faz uma revisão da História e pode ser interpretada como uma alegoria social que faz jus à tradição crítica do humor jornalístico.
Este álbum está sendo lançado pela editora Marca de Fantasia, que há anos vem incentivando aos quadrinhos nacionais e a pesquisa sobre esta e outras mídias, através de publicações baratas e de qualidade. Confiram o site da editora.

Nenhum comentário: