quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Lista das HQs que serão enviadas para as escolas pelo PNBE

Saiu no Universo HQ: o Ministério da Educação divulgou, na semana passada, os livros selecionados para 2008 no PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola, que desde 1997 incentiva a leitura e o acesso à cultura por meio da aquisição de diversas obras publicadas Brasil afora. Sete livros de quadrinhos foram indicados, superando uma concorrência enorme.


Os selecionados foram Xaxado Ano 2, de Antonio Cedraz (produção independente); Hans Staden - Um Aventureiro no Novo Mundo, de Jô Oliveira (Conrad); Courtney Crumrin & As Criaturas da Noite, de Ted Naifeh (Devir); Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, de Marcia Williams (Ática); Os Lusíadas em Quadrinhos, de Fido Nesti (Peirópolis); 25 Anos do Menino Maluquinho, de Ziraldo (Globo); e Pequeno Vampiro vai à Escola, de Joann Sfar (Jorge Zahar).Além disso, a Rocco emplacou o livro ilustrado Os Lobos dentro das paredes, escrito por Neil Gaiman e desenhado por Dave McKean, dupla bastante conhecida dos fãs de quadrinhos.

Reparem que Neil Gaiman está entre os autores escolhidos este ano. Ele é considerado um dos mais talentosos quadrinistas dos últimos tempos e teve uma obra adaptada recentemente ao cinema (Stardust). Além disto, destacam-se três importantes autores nacionais: Ziraldo, Cedraz e Jô Oliveira.

Fiquem atentos para conferir a entrega das HQs em sua escola. Todas as escolas atendidas pelo programa irão recebê-las. Fica a sugestão de separá-las juntamente com os outros exemplares que já estão na escola e ir montando uma pequena gibiteca dentro da biblioteca da escola.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que legal, parabens aos selecionados.
Uma pena que eu tenha ficado sabendo deste edital muito tarde.
Gostaria muito de ter enviado nossa HQ do Menino Caranguejo. Ia ser show!

Espero que ano que vem, como as eleições, tenha novamente este edital, para que possamos ter a oportunidade de mostrar nosso trabalho, que é voltado à educação e cidadania sem perder a magia das histórias em quadrinhos!

Grande abraço!

Natania A S Nogueira disse...

Olá, Viviane!
Acho que vcs têm mesmo que entrar na seleção para o ano que vem. Ao que parece os quadrinhos vieram para ficar. É estimulante ver que quadrinistas independentes, como o Cedraz, conseguiram colocar sua obra entre os títulos selecionados. Acho que é um incentivo para quem trabalha com quadrinhos mas não possui o respaldo de uma grande editora.

Maisa Fernandes disse...

Oi Natania, tudo bem?
Parabéns pelo riquíssimo trabalho de leitura na Gibiteca.Amei.
Também gostei muito do seu blog, extremamente bem feito e com assuntos tão ricos.
Vale a pena ver trabalho assim por profissionais tão perto de nós, sou de Cataguases.
Também gosto de trabalhar com blogs e estou elaborando mais um onde pretendo focar exclusivamente o ato de ler; assim que der por concluído enviarei o endereço a você.
Meus blogs são:
http://enedinaprata.blogspot.com
http://educesp.blogspot.com
http://infanciaespiritakta.blogspot.com
Visite-os, quem sabe poderemos trocar informações.
Um grande abraço pra você.

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada Maisa! O blog ajuda muito a divulgar trabalhos, está sendo uma experiência boa para mim. Vou dar uma olhada nos seus blogs, obrigada pela convite :-)

Sindy disse...

Como é bom ver que os quadrinhos estão tendo um reconhecimento cada vez maior! Sou fã deles e acho que seu uso é extremamente pedagógico!
Bjks
Sintian

Natania A S Nogueira disse...

Sim, e o que mais me anima é a diversidade dos quadrinhos que foram selecionados: tem de todos os tipos. Imaginei que este ano selecionariam as adaptações da literatura, mas teve de tudo. E isto é ótimo! Não há discriminação. Se é uma boa HQ tem chances de ir parar na escola através do MEC.