quarta-feira, 18 de junho de 2008

Neil Gaiman na FLIP

Um dos meus quadrinhistas favoritos e que anda em alta, com seu trabalho adaptado para o cinema, como é o caso de Stardust, o do escritor e quadrinhista Neil Gaiman vai estar presente na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em uma mesa programada para o dia 5 de julho, sábado, às 11h45, que terá como tema A mão e a luva. Neil Gaiman nasceu em 1960, na cidade de Portchester, Inglaterra. Segundo o Dictionary of Literary Biography, é um dos dez maiores escritores pós-modernos.

Escritor, roteirista e quadrinhista, começou a ser reconhecido mundialmente a partir da série em quadrinhos Sandman. Em Sandman, Neil Gaiman construiu uma fabulosa mitologia contemporânea, capaz de unir em seu universo histórias de super-heróis, contos de terror, literatura clássica, rock and roll, cinema e artes plásticas. Além da série, Gaiman já publicou vários livros, como os romances Deuses Americanos, Lugar Nenhum e Filhos de Anansi. Entre seus prêmios recebidos estão o Hugo, o Nebula, o Bram Stoker, o World Fantasy Award, o Will Eisner Comic Industry Award, o Harvey Award, o Max Und Moritz Award, o Prix Vienne e, no Brasil, diversos HQ Mix.

Eu tive a oportunidade de conhecer Neil Gaimen há cerca de 8 anos, quando estava, também começando a ler Sandman. Foi na Bienal Internacional do Livro, do Rio de Janeiro. Sempre muito atencioso e simpático com seus fãs, Gaiman passou horas autografando livros, revistas em quadrinhos e tirando fotos. Tanto pelo carisma do escritor (que fazia questão de autografar em português), quanto pela qualidade da sua obra, vale a pena dar uma esticadinha a Parati e participar da mesa – além, é claro, de desfrutar dos outros eventos que a FLIP estará promovendo.

A FLIP é uma das principais festas literárias internacionais e já recebeu alguns dos grandes nomes da literatura mundial, como Salman Rushdie, Ian McEwan, Martin Amis, Margaret Atwood, Paul Auster, Anthony Bourdain, Jonathan Coe, Jeffrey Eugenides, David Grossman, Lidia Jorge, Pierre Michon, Rosa Montero, Michael Ondaatje, Orhan Pamuk, Colm Toíbín, Enrique Vila-Matas, Jeanette Winterson, J. M. Coetzee e Marcello Fois.

Dos brasileiros, alguns dos autores mais talentosos já estiveram na FLIP, como Ariano Suassuna, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Millôr Fernandes, Ruy Castro, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, Barbara Heliodora, Ruy Castro e Lygia Fagundes Telles, além de ícones da cultura brasileira como Chico Buarque e Caetano Veloso.

A cada ano a FLIP homenageia um expoente das letras brasileiras. No primeiro ano, em 2003, celebrou-se o poeta e compositor Vinicius de Moraes (1917-1980). João Guimarães Rosa (1908-1967) foi o homenageado no ano seguinte. Em 2005 foi a vez de Clarice Lispector (1920-1977), em 2006, do baiano Jorge Amado (1912-2001), e, em 2007, do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980). Em 2008, ano do centenário da morte de Machado de Assis (1839-1908), a FLIP presta homenagem ao grande escritor carioca.

Há também uma programação exclusiva para as crianças – a FLIPINHA –, em que jovens estudantes de Paraty apresentam o resultado de seus trabalhos inspirados no universo literário e participam de palestras com autores convidados. O sucesso da Festa também estimulou o desenvolvimento de uma programação de leituras, shows e lançamentos de livros, batizada de Off-FLIP.

Gaiman, provavelmente, estará lançando na FLIP seu livro de contos Coisas Frágeis, ainda inédito, que está sendo publicado no Brasil pela Editora Conrad.

Não sou exatamente uma pessoa que vai a estes eventos para “tietar”, mas confesso que estar perto de dois dos meus autores favoritos foi muito emocionante: primeiro, Neil Gamam, depois Laerte – de quem eu ainda pretendo falar qualquer dia destes. Na foto estamos (da esquerda para a direteira), Telma, eu, Neil Gaiman, Marcelo "Paschoal" e Pedro.

Fontes:
http://www.flip.org.br/sobre_flip.php3
http://www.lojaconrad.com.br/

2 comentários:

Artes da Marina disse...

Excelente pedida, Natania.
Checarei de perto as novidades da FLIP.
Parabéns
Cláudia Kamel

Natania A S Nogueira disse...

Que inveja! Eu provavelmente não poderei ir, desta vez. Depois repasse para nós as novidades.
:-)