segunda-feira, 9 de junho de 2008

Concurso comemora 18 anos do ECA

O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, abriram hoje as comemorações dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento cocorreu às 9h30, na Ópera de Arame, quando foi lançado o concurso cultural de desenho para as 140 mil crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e das Unidades Sociais da FAS.

Todas as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e das Unidades Sociais da FAS receberão um gibi da Turma da Mônica, cuja história em quadrinhos retrata os direitos básicos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em anexo, uma folha de papel em branco, com o regulamento do concurso no verso, onde cada criança colocará, através de um desenho, o seu entendimento com relação ao estatuto, que diz ser “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Serão premiados os três primeiros lugares nas categorias 5 a 10 anos, 11 a 15 e 16 a 18 anos. Também receberam prêmios o educador e a escola vencedores. Os desenhos serão selecionados na própria escola, em concurso interno.

Os finalistas serão julgados por um júri especialmente selecionado para este fim. No dia 12 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, 700 crianças assistirão a uma peça teatral com a Turma da Mônica. No dia 16 de junho será a vez das crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que participam do projeto Circo da Cidade receberem os gibis com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte:
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=70619&t=concurso-comemora-18-anos-do-eca

Nenhum comentário: