domingo, 25 de janeiro de 2009

Algumas considerações sobre como montar uma Gibiteca na escola


Tenho recebido muitos e-mail de pessoas - geralmente professores - , que têm interesse em montar uma gibiteca em suas escolas. A maioria me pede orientações gerais, dicas de como montar o acervo, etc Procuro ajudar da melhor maneira possível, mas é sempre bom lembrar que cada caso é um caso.

Cada escola tem suas particularidades, assim, quando um professor resolve implantar uma gibiteca ele dever levar,em primeiro lugar, procurar a direção e os especialistas para debater sobre o assunto, apresentado a eles suas idéias - preferencialmente projeto escrito - e buscar apoio entre os colegas de trabalho. Nem todos vão apoiar . Ainda há nas escolas muita divisão entre professores. Muitos deles não querem ter "mais trabalho".

Conquistado o apoio de colegas e da direção, é hora de correr atrás do espaço físico (uma sala pequena serve) e de mobiliário. Comece com o básico: uma ou duas estantes, uma mesa e uma cadeira. Podem ser usadas e reformadas, tiradas do depósito da escola. Isto não é problema. Depois, comece a divulgar o projeto fora e dentro da escola. Eu usei o blog para isto. É muito útil para fazer contatos com outros professores e possíveis doadores e serve, também, para dar transparência e credibilidade ao trabalho.

Vá às rádios locais e peça doações à comunidade. Eles sempre chegam. Você irá receber desde caixas fechadas com revistas semi-novas a exemplares surrados e sem capa. Todos servem. Temos uma pequena oficiana improvisada na gibiteca onde colocamos capas de papel cartão ou cartolina em revistas; aproveitamos partes de revistas para fazer uma revista inteira; folhas avulsas são separadas para serem usadas em trabalhos de colagem pelos alunos, em oficinas; tudo tem como ser aproveitado.

Quanto maior for se tornando o acervo da gibiteca, mais doações ela irá receber. Quando começamos, tínhamos um acervo reduzido de HQs infantis, por esta razão não fazíamos empréstimos individuais: o professor levava as revistas para a sala ou trazia os alunos à gibiteca. Com o tempo, o acervo cresceu e hoje fazemos centenas de empréstimos por semana.

Para controlar a entrada e saída de HQs temos um livro de empréstimos. Temos também um livro de registro de doações, além de um banco de dados no computador. Se uma revista é perdida, se ela é furtada, damos baixa e registramos. Fazendo isto conseguimos ter controle sobre o acervo. Nosso acervo, até hoje não chegou a perder nem 0.5 % de seu total.

Para trabalhar na gibiteca e organizar tudo não temos um funcionário. Eu sou a coordenadora e seleciono, entre os alunos da escola, alguns que se interessem em trabalhar na gibiteca,
voluntariamente uma ou duas vezes por semana, no contra-turno. É uma excelente solução. Os alunos que vão para a gibiteca estão lá porque gostam e seu trabalho é impecável.

Enfim, para montar uma gibiteca não é preciso dinheiro, mas dedicação e disposição. Se você tem isto já está na metade do caminho. Aliás, eu adoro saber que uma nova gibiteca está sendo inaugurada em uma escola, então, quando resolver fazer a sua, nos avise! Ajudamos a fazer divulgação com o maior prazer!

4 comentários:

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Parabéns Natânia!!!!

Um blog excelente merece mesmo tantas visitas!
beijos da amiga

Se

Anônimo disse...

É... inspirada MESMO!! :) Beijos!

Anônimo disse...

Olá Natalia, tudo bem?
Lindo o trabalho q vc desenvolve e ponto! Não há o q discutir, mais q nobre, nobrissimo...rsrsrsr
Meu no é Jeferson, moro em São Paulo. Sou quadrinista, professor de HQ e de artes visuais (recem formado...rsrsrs). Tenho um pojeto chamado "Vortex Art!" onde publico meus HQs e de parceiros e interessados...rsrsr
esse é meu blog:

http://fanzinevortexart.blogspot.com/

Meu e-mail:

fanzinevortex@gmail.com

Queria muito a oportunidade de saber mais sobre esse eu proejto!
Parabens Natalia...Bjos e até mais

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Jeferson! Desculpe a demora em responder, mas foi um mês muito cheio. Adicionei seu blog aos meus favoritos e pretendo visitar sempre que possível.
Um abraço!