quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Diversão e aprendizado nas férias e pela rede


A internet hoje faz parte da rotina de muitas crianças, dividindo espaço com escola, passeios e brincadeiras. O período de férias é uma boa oportunidade para otimizar esse tempo gasto na web, em sites que, além de divertirem, contribuem com o desenvolvimento. No site Bichos da Floresta, por exemplo, a crian­­ça se diverte com jogos e atividades que estimulam habilidades, como coordenação motora, noção de cores, musicalidade e raciocínio. A dica é do professor de informática Fagner Marques, do Colégio Positivo. “Os alunos devem descansar bastante nesse período para chegarem renovados no próximo ano, mas é sempre bom manter o foco no aprendizado em algumas atividades.”

Para localizar outros jogos existentes, a dica é entrar na página do Google e digitar “jogos educativos online”. A ferramenta de busca lista vários sites que os pais podem selecionar. “É importante prestar atenção no conteúdo e procurar o que o jogo traz de bom. Para meus alunos indico sites como da Turma da Mônica, que tem jogos de entretenimento, histórias em quadrinhos. Ao mesmo tempo em que brincam estão aprendendo”, diz a professora de informática educativa Rosiclea Camargo, do Colégio Medianeira.

Segundo ela, há jogos que trazem vantagens e desvantagens. A professora cita como exemplo o Travian, um jogo de estratégia medieval para jogadores na faixa dos 12 anos. “Ele ensina valores importantes, como trabalhar em conjunto e compartilhar, mas tem uma certa fase que envolve roubo de mercadorias, que é negativo. Nesse caso, seria interessante ter alguém junto que aproveite para interferir e ensinar seu significado e o que é o correto.”

Mesmo a brincadeira deve ser acompanhada pelos pais, para evitar que o filho acesse informações não adequadas para a idade dele.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: