sábado, 28 de abril de 2012

Desenhistas de Ribeirão ‘invadem’ Virada Cultural em SP


Roteiristas, quadrinistas e ilustradores locais estarão em São Paulo no dia 5 de maio para dois eventos especiais: o lançamento da revista "Ribeirão Preto em Quadrinhos" na capital e a participação no projeto "HQ Jam Session". Ambos vão ser realizados durante a Virada Cultural.
A RPHQ é uma coletânea de histórias em quadrinhos e ilustrações que retratam lugares e tipos de Ribeirão Preto e que reuniu 30 artistas da cidade. O (re) lançamento vai ser na livraria HQ Mix, a partir das 17h. "Esse lançamento na capital vai dar uma baita visibilidade pra revista. É algo que extrapola muito o alcance inicial", comenta o desenhista Cordeiro de Sá, um dos coordenadores do projeto. 
Sá afirma que outro ponto a favor é lançar a publicação na HQ Mix, uma das mais importantes referências nacionais no gênero.

"É algo que dá fôlego porque divulga o nome da cidade, dos artistas e de quem nos apoiou. Isso nos faz acreditar que os patrocínios possam continuar e que seja possível realizar nossa tão sonhada trilogia", comenta o coordenador, referindo-se a proposta de realizar novas edições da revista. 
O álbum teve tiragem inicial de dois mil exemplares que, distribuídos gratuitamente, estão praticamente esgotados. Mas a publicação completa pode ser baixada da internet a partir da fanpage do projeto:www.facebook.com/ribeiraopretoemquadrinhos.
Jam Session
Se não bastasse a presença da RPHQ em Sampa, vários dos artistas que colaboraram com a publicação vão integrar um evento que já se tornou uma tradição na Virada Cultural, a HQ Jam Session. 
Durante a empreitada, dezenas de quadrinistas e ilustradores do país participam fazendo uma página cada. O artista começa onde o anterior parou, não seguindo necessariamente um roteiro. O título da história é "O Crime do Teishouko Preto".
"É uma HQ que já tem mais de 450 páginas e por onde já passaram nomes como Laerte, Mutarelli, Luis Gê e, se não me engano, até mesmo o Angeli", ressalta Sá. 
O convite foi feito pelo cartunista Gual, dono da HQ Mix e coordenador da jam session. De Ribeirão, vão participar Cordeiro de Sá, Adilson Terrível, Ana Zago, Chris Lee, Dud, Gandolpho, Quico Soares, Ruy Marx, Saulo Michelin, Thomate e Valnei Andrade.
"Essa participação permite que Ribeirão marque presença em algo de caráter nacional, que tem o objetivo de retratar várias gerações de quadrinistas", comenta Sá. 
O desenhista afirma que a renomada editora Devir promete publicar "O Crime do Teishouko Preto" em edições com 150 páginas cada.
"Já passaram pela revista pessoas que admiramos demais. A gente fazer parte disso valoriza muito a cidade", diz.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL A CIDADE

Nenhum comentário: