terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Oficinas culturais da 8INVERSO



Já estão abertas as inscrições para as oficinas culturais que a Editora 8INVERSO vai ministrar em sua sede, durante o primeiro semestre de 2013. Contando com a participação de conhecidos escritores, ilustradores e profissionais do mercado editorial brasileiro, a série de cursos pretende incentivar a leitura e instrumentalizar professores, amantes da escrita e do trabalho editorial, capacitando-os para serem autores ou multiplicadores de conhecimento.
Os cursos abrangem diferentes áreas da literatura e do trabalho editorial e educativo, como narrativa curta, leitura de textos infanto-juvenis, interpretação de texto e roteiro de HQs. Entre os ministrantes, estão o escritor Caio Riter, o cronista Rubem Penz, o editor e escritor Cássio Pantaleoni e a ilustradora Martina Schreiner.
Confira abaixo a programação completa:
Oficina literária de narrativa curta – Módulo 1, com Caio Riter
Público-alvo: Estudantes, professores, interessados em criação literária.
Quando: de 5 de março a 21 de maio, todas as terças-feiras, das 19h às 21h.
Biografia do ministrante: professor, mestre e doutor em literatura brasileira, Caio Riter ministra oficinas de criação literária e, desde 1994, tem publicado regularmente livros para crianças e jovens. Vencedor e finalista de vários prêmios literários, foi o primeiro brasileiro a receber o Barco a Vapor com o livro “O rapaz que não era de Liverpool”, em 2005. Em sua trajetória literária, são mais de 40 livros publicados. “Vento sobre terra vermelha”, obra que marca sua estreia na 8INVERSO, é seu retorno à narrativa adulta.

Oficina de leitura, linguagem e interpretação, com Cássio Pantaleoni
Quando: sempre às sextas-feiras, dias 8, 15 e 22 de março; 5, 12 e 19 de abril, das 18h30 às 21h.
Público-alvo: professores, estudantes, escritores e interessados em Literatura.
Biografia do ministrante: Cássio Pantaleoni, diretor geral e fundador da 8INVERSO e autor dos livros “Histórias para quem gosta de contar histórias”, “Ninguém disse que era assim” e “A sede das pedras”, é Mestre em Filosofia, escritor premiado na 21ª edição do Concurso de Contos Paulo Leminiski, finalista do Concurso de Contos Machado de Assis, edição 2011, do SESC/DF, e Menção Honrosa no Concurso de Contos organizado pela Associação Sul-Brasileira de Letras, edição de 2008.

Oficina de leitura de LIJ e elaboração de roteiros de leitura, com Elaine Maritza da Silveira
Quando: sempre aos sábados, dias 16 e 30 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho, das 9h às 12h.
Público-alvo: professores, mediadores de leitura e demais interessados.
Biografia da ministrante: formada em Letras com especialização em Literatura Brasileira e Infantojuvenil, foi professora de Língua Portuguesa e Literatura durante mais de 20 anos. Desde 2001, ministra palestras, oficinas e minicursos para professores e mediadores de leitura para capacitação em projetos de formação de leitores. Em 2004, começou a trabalhar como editora e atualmente presta consultoria editorial e assessoria pedagógica. Trabalha para a Editora 8INVERSO desde setembro de 2011, realizando a coordenação editorial de suas publicações.

Oficina de roteiros de quadrinhos, com Maurício “Maumau” Rodrigues
Quando: sempre aos sábados, nos dias 2, 9, 16 e 23 de março, das 14h às 17h.
Público-alvo: leitores de HQs, estudantes de artes visuais.
Biografia do ministrante: Ilustrador e quadrinista. Editor e co-autor da revista “Adeus, Tia Chica!”, indicada ao Prêmio HQMix em 2009. Foi professor de ilustração e coordenador da Quanta Academia de Artes – Unidade Porto Alegre. Participou de diversos eventos relacionados a HQ (Viñetas Sueltas em Buenos Aires; Crack Bang Boom em Rosario, na Argentina; Rio Comicon; FIQ em Belo Horizonte; Multiverso Comicon em Porto Alegre). Desenhista das HQs “Inside the Favelas” e “Inside the Maré”, para o site holandês Cartoon Movement. Já foi curador da Usina de Quadrinhos e Criação, na Feira do Livro de Canoas, nos anos 2011 e 2012. Atualmente é coordenador criativo da empresa Neorama Filmes (www.neorama.com) e roteirista da adaptação de Peter Pan para os quadrinhos, em produção pela editora 8INVERSO.

Oficina de ilustração, com Martina Schreiner
Quando: sempre às segundas-feiras, dias 18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 de abril, das 19h às 21h.
Público-alvo: ilustradores iniciantes, estudantes de artes e design.
Biografia do ministrante: Martina Schreiner nasceu em Lajeado/RS, estudou desenho industrial na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e hoje vive em Porto Alegre, onde trabalhou por muitos anos como diretora de arte em agências de propaganda. Começou a ilustrar livros infantis em 2010, e desde lá nunca mais parou. Hoje se dedica quase exclusivamente ao mercado editorial, como ilustradora, diagramadora e projetista gráfica.
Oficina de Crônica, com Rubem Penz

Quando: sempre às quartas-feiras, dias 06, 13, 20 e 27 de março; 03, 10, 17 e 24 de abril; 08, 15, 22 e 29 de maio, das 19h às 21h.
Público-alvo: leitores, estudantes e escritores iniciantes.
Biografia do ministrante: Rubem Penz é publicitário, escritor e músico. Colunista de jornais no Rio Grande do Sul e exterior, com destaque para o Metro Porto Alegre. Autor de “O Y da questão e outras crônicas” e “Inter Pares” (Literalis), organizador de diversas antologias com destaque para “Santa Sede”, crônicas de botequim Safra 2010 (Literalis), Safra 2011 (Fábrica de Leitura) e Safra 2012 (Literalis). Ministra oficinas literárias desde 2008, inclusive para o Circuito ArteSesc Cultura por toda parte.

Oficina de Leitura Compartilhada, com Nóia Kern
Quando: sempre às quintas-feiras, nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril; 2 e 9 de maio, das 14h às 17h.
Público-alvo: professores, mediadores de leitura e demais interessados.
Biografia do ministrante: professora com formação em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Nos últimos 30 anos, atuação na área da cultura – em diversas ocasiões como coordenadora de eventos ligados ao livro, literatura e leitura – em instituições como: Secretaria de Estado da Cultura/RS – IEL e CCMQ, ; Câmara Rio-Grandense do Livro e Prefeituras Municipais do RS. Jurada em vários concursos literários promovidos por diversas instituições ligadas à cultura. Leitora, na avaliação crítica de originais.

As oficinas acontecem na sede da editora (rua Azevedo Sodré, 275, bairro Passo d´Areia, zona norte de Porto Alegre/RS). As inscrições acontecem somente pelo site www.8inverso.com.br. Todas as oficinas possuem limite de dez vagas.

PUBLICADO NO IMPULSO HQ

Nenhum comentário: