quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

HOJE É DIA DO QUADRINHO NACIONAL

O Brasil tem toda uma tradição nos quadrinhos, que começa no século XIX. Somos um dos poucos países que podem levantar a  bandeira do pioneirismo na nona arte e, nesse sentido, não há quem não faça referência a Angelo Agostini,.

Nada mais justo que, hoje, dia 30 de janeiro seja destinado a comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, uma vez que a data martca o aniversário do lançamento da primeira HQ brasileira, há exatos 145 anos, As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora, do nosso pioeiro Angelo Agostini. 

Durante a semana, em várias cidades do Brasil ocorreram e estão ocorrendo eventos para comemorar a Semana do Quadrinhos Nacional. Veja o que temos para hoje:

  • Em Em Belo Horizonte, a comemoração se passará no Centro Cultural Venda Nova, na Rua José Ferreira dos Santos, 184 - Bairro Novo Letícia, e contará com a exposição Viagem Fantástica ao Mundo do Antigamente, contando a trajetória de artistas como Joseph Franz von Goz, Rudolph Topffer, Wilhelm Busch, Angelo Agostini eRichard Outcault, com outra exposição, Ícones dos Quadrinhos, além de oficinas e stands. O evento ocorrerá no dia 30.
  • No Rio Grande, no Rio Grande do Sul, ocorrerá o 6º EQN, Encontro do Quadrinho Nacional, organizado por Law Tissot e Lorde Lobo, no Ponto de Cultura artEstação, na entrada do balneário Cassino, Rio Grande / RS, a partir das 19 horas do dia 30. O evento é integrado à programação da 41ª Feira do Livro da Furg.
  • No Rio de Janeiro, um Pocket ComixAGÁQUÊS - O Quadrinho é Nosso, uma série de palestras como nomes como Carlos Patati, Heitor Pitombo, Estevão Ribeiro e Sami Sousa. Este evento ocorrerá na Fundação Planetário, na Rua Vice Governador Rubens Berardo, na Gávea, a partir das 9hrs.

Mas não acaba aí, Em Limoeiro do Norte, Ceará, a comemoração ocorrerá  no dia 8 de fevereiro, e contará com oficinas de portfólios, salão multimídia e mesas redondas. O evento ocorrerá na FAVIDAN. Em Olinda, PE, teremos a comemoração no dia 01 de fevereiro, com um movimento reunindo produtores de HQs que vão discutir, entre outras coisas, a incentivos governamentais para a produção de quadrinhos no Brasil.

Durante o dia, iremos fazer postagens especiais, dedicadas aos quadrinhos Brasileiros.

Acompanhem!

Nenhum comentário: