quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

NO SESC SANTO ANDRÉ, TEMPORADA DE QUADRINHOS TRAZ BATE-PAPOS COM CARTUNISTAS

Como programação complementar à exposição “Cidades em Tiras: A Metrópole Brasileira através das Histórias em Quadrinhos”, em cartaz até 9 de março, Sesc Santo André promove série de bate-papos sobre a temática HQ


A exposição Cidades em Tiras: A Metrópole Brasileira através das Histórias em Quadrinhos está em cartaz na Unidade do Sesc em Santo André desde dezembro de 2013 e, de lá, pra cá, muita coisa já aconteceu: oficina de HQ animada, oficina de criação de quadrinhos com ferramentas disponíveis na web, oficina para construção de narrativas e personagens para HQ, oficina de histórias em quadrinhos a partir de ideias sobre a cidade e sua arquitetura, ufa! Foi mesmo muita coisa!

Para o mês de fevereiro, a novidade são as mesas de bate-papo com alguns dos quadrinistas que estão com seus trabalhos expostos na Galeria do Sesc Santo André, além da presença de especialistas convidados para conversar com o público sobre as relações entre humor gráfico e futebol, criação de personagens e técnicas de produção para tiras de jornal e internet, mercado de trabalho para desenhistas e, por fim, as possíveis relações entre arquitetura e quadrinhos.

Os bate-papos acontecem durante todo o mês de fevereiro, semanalmente, sempre às terças-feiras, com início às 20h. Dentre os nomes que estarão presentes nas discussões estão: JAL, Gualberto Costa, Orlando Pedroso, Spacca, Biratan Dantas, Fernando Gonsales, Laerte, Luiz Gê, Guazzelli, entre outros. A participação é livre e gratuita. Os encontros acontecem no palco da lanchonete e também no teatro da Unidade.

Além das mesas de bate-papos, a Unidade também recebe, ainda no mês de fevereiro, o curso Narrativas Visuais, onde o professor Mario Mastrotti abordará os princípios básicos para a criação de projetos ligados às narrativas visuais, introduzindo os participantes às técnicas da arte sequencial.

Confira abaixo a programação completa:


CIDADES EM TIRAS: A METRÓPOLE BRASILEIRA ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
bate-papo
Humor gráfico e futebol

Bate-papo sobre a relação do futebol com os quadrinhos, e como o esporte é retratado por quadrinistas e chargistas. Com JAL e Gualberto Costa, autores do livro "A história da seleção brasileira nas Copas através do humor gráfico".  
Duração: 90 min. 
No Palco da Lanchonete. 
Livre
Grátis


Mercado de trabalho para desenhistas de quadrinhos e humor gráfico

Mesa redonda com diretores de entidades da área, apresentando a atual conjuntura do mercado e possibilidades de atuação para os profissionais. Com Orlando Pedroso (SIB- Sociedade dos Ilustradores do Brasil), JAL (presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil), Biratan Dantas (diretor da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo). 
Duração: 90 min. 
No palco da Lanchonete. 
Livre
Grátis
11/02. Terça, às 20h


Criação de personagens e técnica de produção de tiras para jornal e internet

Bate-papo sobre o processo de elaboração de personagens e tirinhas para internet e jornais. Com Fernando Gonsales, quadrinista criador de Níquel Náusea, e Spacca, autor de livros em HQ, cartunista e ilustrador.
Duração: 90 min. 
No palco da Lanchonete. 
Livre
Grátis
18/02. Terça, às 20h


Arquitetura e quadrinhos - um casamento que deu certo

Mesa redonda com desenhistas sobre essa relação estreita e exitosa entre as duas áreas.  Com Luiz Gê, Guazzelli, Laerte e André Cezaretto. Mediação: Gualberto Costa (editor, criador do troféu HQMIX e arquiteto). 
Duração: 90 min. 
No Teatro. 
Retirada de ingressos na Bilheteria, com 1h de antecedência. Apenas 2 por pessoa. 
Livre
Grátis
25/02. Terça, às 20h


curso



Narrativas Visuais

Cronograma: 
Dia 01 de fevereiro- Tiras
Dia 08 de fevereiro- História em quadrinhos
Dia 15 de fevereiro- Cartum
Dia 22 de fevereiro- Charge
No Espaço de Oficinas.  
Livre
Grátis
01 a 22/02. Sábados, das 10h30 às 12h30

SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar
Telefone para informações/publicação: (11) 4469-1200  
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)

Nenhum comentário: