terça-feira, 23 de março de 2021

HALLYU, A ONDA COREANA: VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

A Onda Coreana ou Hallyu, que pode ser resumido na expansão de múltiplos aspectos da cultura sul-coreana para as mais diversas regiões do mundo. Este fenômeno se baseia na exportação e popularização de produtos culturais sul-coreanos, a partir da década de 1990. Destes produtos culturais podemos destacar os k-dramas, os grupos musicais k-pop (estilo musical criado na Coreia do Sul) e histórias em quadrinhos, que lá recebem o nome de manhwas. 

Grupo de K-Pop, BTS, formado em 2013.

Esta nova mania que está tomando o mundo fica cada vez mais persente no dia a dia dos nossos jovens, fãs de dramas que podem ser encontrados no Youtube, em site organizados por fãs e em no Netflix, por exemplo. Eles também consomem em grandes quantidades músicas de grupos do K-POP como o Black Pink, o BTX, o EXO e o ASTRO. 

Os manhwas também estão presentes como leitura para os jovens, muitas vezes confundidos com os mangás. Na Gibiteca Helena Fonseca temos, por exemplo, alguns desses quadrinhos, como o Tarot Café, um manhwa publicado no Brasil e que fez um grande sucesso. 
Manhwa (quadrinho sul coreano) - Tarot Café.

Querem conhecer um pouco mais dessa Onde Coreana? Separamos para vocês um vídeo onde especialista falam um pouco sobre isso, indicando e analisando filmes, séries e quadrinhos para quem se interessa pelos produtos culturais. do leste asiático.
 
 

Gostou? Deixe aqui seus comentários!

Nenhum comentário: