quinta-feira, 8 de julho de 2021

HQ CONTA A HISTÓRIA DE MARIELLE FRANCO


No mês de julho é comemorado o dia Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e é também o mês do aniversários da vereadora Marielle Franco, assassinada em 4 de março de 2018. A fim de comemorar os dois eventos,  o Instituto Marielle estreia minisérie “Para Onde Vamos” – que será exibida no Canal Brasil e Globo Play, lança uma HQ que conta a vida de Marielle, e organiza o livro "A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras Brasileiras"


A ideia partiu da irmã da vereadora, Anielle Franco que deseja que a história da sua irmã inspire meninas e mulheres que vivem em favelas.  A HQ biográfica "Mariele Franco Raízes”, vai ter os eu lançamento oficial em 27 de julho, e conta o início da história de Marielle Franco, ainda bem jovem, negra, favelada e mãe. Desde sua morte, Marielle Franco foi recebeu homenagens no Brasil e em vários países do mundo, como França e Argentina e, na Itália chegou a ganhar uma HQ, em 2018.

Quem foi Marielle Franco?

Eleita vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, foi uma socióloga e política brasileira. Negra, mulher, feminista, pobre, criada na favela e gay, Marielle representou uma série de minorias ao longo da sua vida política. Marielle Franco presidiu a Comissão da Mulher da Câmara, foi defensora dos direitos humanos e das causas LGBTI. No dia 14 de março de 2018, uma quarta-feira, o carro onde estava Marielle foi atingido por 13 tiros que tiraram a vida dela e do motorista Anderson Pedro Gomes. Na ocasião Marielle tinha 38 anos e o motorista 39 anos.


Nenhum comentário: