segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Dois cursos sobre quadrinhos

Boas notícias: dois cursos estão iniciando este mês, tendo como foco as Histórias em Quadrinhos. O primeiro é o Curso de Extensão em Histórias em Quadrinhos - História, Análise, Crítica, na PUC-RS, em Porto Alegre. O curso tem como principais objetivos refletir sobre as características das histórias em quadrinhos em seu contexto histórico, com foco nos quadrinhos americanos de super-heróis; analisar criticamente seus principais personagens; traçar um panorama das principais publicações da atualidade, bem como dos principais autores e obras que fundamentaram o estilo moderno de fazer quadrinhos.

O curso terá uma abordagem puramente teórica, voltada para a compreensão das histórias em quadrinhos. Nesta segunda edição, os alunos realizarão uma análise das formas narrativas presentes em cada período dos quadrinhos, através da leitura de obras selecionadas. Serão abordados assuntos como o surgimento dos quadrinhos, seus elementos, tipos e definições, bem como as influências que fizeram nascer os atuais heróis das HQs.

O curso se inicia dia 16 de agosto e termina 22 de novembro. Serão 13 encontros de 3h/aula, entre 8h30 e 11h30, sempre aos sábados. As vagas são limitadas. As aulas serão ministradas pelos especialistas em imagem publicitária e pesquisadores de quadrinhos Samir Machado de Machado e Guilheme “Smee” Sfredo Miorando, no prédio da Faculdade de Comunicação Social. O curso conta como atividade complementar para os cursos de Comunicação Social, Letras, Psicologia, História e Pedagogia.

As inscrições devem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da PUC-RS (Av. Ipiranga, 6681, prédio 40, sala 201). Para maiores informações, entre em contato com (xx51) 3320-3506.

No Senac São Paulo foram abertas inscrições para o novo curso de Roteiros de Histórias em Quadrinhos. O curso é ministrado à distância, através da Internet. Durante o curso, o aluno aprende a planejar as etapas de desenvolvimento de uma história em quadrinhos, elaborando e criando roteiros que utilizem os fundamentos da ficção e da linguagem desse meio para contar histórias estruturadas e coerentes. O conteúdo programático inclui a criação e elaboração de roteiros de histórias; caracterização de personagens; comunicação escrita e visual e fundamentos da linguagem dos quadrinhos.

O aluno recebe atendimento personalizado de um tutor especializado e poderá interagir com os demais alunos participando de fóruns e chats. Os chats, quando realizados, serão programados antecipadamente. O curso começa 13 de agosto e se encerra 12 de setembro, com 20 horas/aula no total. Para maiores informações, clique aqui.

Fonte: HQ Maniacs

Nenhum comentário: