Um dos assuntos mais procurados nos últimos dias no Blog são as Olimpíadas. Já fizemos algumas postagens sobre as HQs especiais da Turma da Mônica, por exemplo, que falam sobre os jogos. Hoje, porém, vamos tentar fazer mais do que apenas sugerir leituras ou indicar material. Pretendo dar sugestões para professores de História e Educação Física sobre como trabalhar as Olimpíadas tendo como fonte os quadrinhos.
Como fonte para este trabalho eu sugiro as HQs Asterix e as Olimpíadas (que pode ser encontrada em livrarias ou baixada da internet em pdf), A Turma da Mônica e os Jogos Olímpicos (disponível nas bancas) e Mônica em Esportes Olímpicos (disponível no site da Turma da Mônica), e uma HQ sobre as Olimpíadas de 1936 produzida por André Diniz e disponível para donwload no site da Nona Arte. A escolha do material de trabalho vem da praticidade que ele apresenta. Caso você possua outras HQs que abordem o tema elas são igualmente válidas. Eu sugiro o seguinte:
1º Falar sobre a origem da Olimpíadas na Grécia e seu significado político e religioso. Sobre isto há alguns sites na internet que podem fornecer um bom material, que pode ser editado de acordo com a necessidade do professor. Eu sugiro dois links. Para ir até eles clique aqui e aqui. Na HQ de Asterix há, também informações e imagens sobre a Grécia Antiga, que podem ilustrar esta introdução.
2º Ao utilizar as HQs da turma da Mônica, o professor pode montar atividades sobre modalidades olímpicas usando os próprios quadrinhos. As HQs da Turma da Mônica, quando produzidas com fins educativos, tendem a apresentar as informações de forma bem descontraída. Separe as partes que considera mais interessantes e faça uma montagem entre texto e quadrinhos. Na HQ Mônica e os Esportes Olímpicos o professor pode trabalhar a questão do espírito olímpico, do desejo de competir e de ganhar uma medalha para seu país, da alegria de poder representar a nação perante outras nações. Pode destacar, por exemplo, os esportes clássicos, praticados pelos povos gregos nas primeiras Olimpíadas, como o arremesso de disco, o salto com vara, a maratona, etc.
3º Em Asterix nos jogos Olímpicos, o professor pode falar sobre um tema muito atual - até porque as HQs de Asterix fazem referências o tempo todo a temas atuais, embora as aventuras sejam ambientadas no Antigo Império Romano -, que é o do doping entre atletas. Na aventura, os gauleses vão para Atenas participar das olimpíadas e são proibidos de tomar a porção mágica que os torna mais fortes. É tratada aqui uma questão ética, de vencer pela honestidade. Outro tema que aparece, mesmo que ligeiramente, é a questão a exclusão das mulheres dos jogos olímpicos. Seria interessante lançar um debate sobre o assunto e falar das mulheres que participam hoje dos jogos e que são muito populares mesmo entre os homens, como Marta (futebol) e Daiane dos Santos (ginástica).
4º Já a HQ de André Diniz, que possuí apenas uma página e que pode ser livremente reproduzida, o tema a ser abordado é o racismo. Trata-se de uma história curta sobre as Olimpíadas de Berlim, na Alemanha Nazista, em 1936. Nela fala-se do atleta negro norte-americano James Owens, que ganhou cinco medalhas e jogou no chão a tese da superioridade alemã. Pode ser realizado um debate a partir da leitura da HQ e os alunos podem produzir um texto sobre racismo e olimpíadas, voltado para os dias atuais.
5 º Após falar da História das Olimpíadas, das modalidades e de questões éticas seria interessante convidar os alunos a produzirem uma HQ sobre o assunto. A oficina pode ser feita em equipe ou individualmente e serve como avaliação final das atividades pois, na HQ o aluno irá demonstrar o que aprendeu. Se for feita em equipe, sugiro que se faça em uma folha de cartolina ou de papel pardo uma HQ de uma página, seguindo um roteiro de trabalho previamente estabelecido. Caso o professor queira algo mais simples e individual, peça aos alunos para produzirem tirinhas sobre as olimpíadas, em uma folha de papel. No final, coloque todos os trabalhos em exposição. Irá chamar mais atenção do que os costumeiros cartazes que os professores mandam os alunos confeccionar.
Estas atividades podem ser realizadas nas aulas de história e de educação física durante o período dos jogos olímpicos. Eu prentendo trabalhar desta forma com meus alunos do 6º e do 9º ano, a partir desta semana.
6 comentários:
Natty;
Queria que existissem no mundo (ou pelo menos no Brasil) mais umas 30 professoras como vc. Como ia ser mais fácil formar uma massa leitora de quadrinhos...
bjo,
Hélio
Ah, mas deve ter, só que ainda não motaram um blog, hehehehehehe.
Valeu, Hélio. Agora eu tenho que colocar meus planos em prática né? Hoje vou começar falando da história das Olimpiadas. Deseje sorte!
Visitei seu blog rapidamente,mas percebi a importância de voltar com mais calma.
Olá Natty, tudo bem?
Hoje estou falando sobre as olimpíadas e estou colocando link para o seu blog, ok!
Como sempre, o material é belissímo.
Beijinhos
Oi, Soni!
Que bom que gostou!
Espero realmente que retorne mais vezes!
:-)
Valeu, Cybele! Estou aqui montando as atividades para a semana que vem. Espero possa dar um retorno positivo do trabalho. Vou pegar as quintas séries e as sétimas!:-)
Postar um comentário