Um dos assuntos mais procurados nos últimos dias no Blog são as Olimpíadas. Já fizemos algumas postagens sobre as HQs especiais da Turma da Mônica, por exemplo, que falam sobre os jogos. Hoje, porém, vamos tentar fazer mais do que apenas sugerir leituras ou indicar material. Pretendo dar sugestões para professores de História e Educação Física sobre como trabalhar as Olimpíadas tendo como fonte os quadrinhos.
Como fonte para este trabalho eu sugiro as HQs Asterix e as Olimpíadas (que pode ser encontrada em livrarias ou baixada da internet em pdf), A Turma da Mônica e os Jogos Olímpicos (disponível nas bancas) e Mônica em Esportes Olímpicos (disponível no site da Turma da Mônica), e uma HQ sobre as Olimpíadas de 1936

1º Falar sobre a origem da Olimpíadas na Grécia e seu significado político e religioso. Sobre isto há alguns sites na internet que podem fornecer um bom material, que pode ser editado de acordo com a necessidade do professor. Eu sugiro dois links. Para ir até eles clique aqui e aqui. Na HQ de Asterix há, também informações e imagens sobre a Grécia Antiga, que podem ilustrar esta introdução.
2º Ao utilizar as HQs da turma da Mônica, o professor pode montar atividades sobre modal


3º Em Asterix nos jog


4º Já a HQ de André Diniz, que possuí

5 º Após falar da História das Olimpíadas, das modalidades e de questões éticas seria interessante convidar os alunos a produzirem uma HQ sobre o assunto. A oficina pode ser feita em equipe ou individualmente e serve como avaliação final das atividades pois, na HQ o aluno irá demonstrar o que aprendeu. Se for feita em equipe, sugiro que se faça em uma folha de cartolina ou de papel pardo uma HQ de uma página, seguindo um roteiro de trabalho previamente estabelecido. Caso o professor queira algo mais simples e individual, peça aos alunos para produzirem tirinhas sobre as olimpíadas, em uma folha de papel. No final, coloque todos os trabalhos em exposição. Irá chamar mais atenção do que os costumeiros cartazes que os professores mandam os alunos confeccionar.
Estas atividades podem ser realizadas nas aulas de história e de educação física durante o período dos jogos olímpicos. Eu prentendo trabalhar desta forma com meus alunos do 6º e do 9º ano, a partir desta semana.
6 comentários:
Natty;
Queria que existissem no mundo (ou pelo menos no Brasil) mais umas 30 professoras como vc. Como ia ser mais fácil formar uma massa leitora de quadrinhos...
bjo,
Hélio
Ah, mas deve ter, só que ainda não motaram um blog, hehehehehehe.
Valeu, Hélio. Agora eu tenho que colocar meus planos em prática né? Hoje vou começar falando da história das Olimpiadas. Deseje sorte!
Visitei seu blog rapidamente,mas percebi a importância de voltar com mais calma.
Olá Natty, tudo bem?
Hoje estou falando sobre as olimpíadas e estou colocando link para o seu blog, ok!
Como sempre, o material é belissímo.
Beijinhos
Oi, Soni!
Que bom que gostou!
Espero realmente que retorne mais vezes!
:-)
Valeu, Cybele! Estou aqui montando as atividades para a semana que vem. Espero possa dar um retorno positivo do trabalho. Vou pegar as quintas séries e as sétimas!:-)
Postar um comentário