sábado, 2 de agosto de 2008

Estamos de mudança (II)

Pois é, a mudança está indo e acontecendo junto com nosso balanço. Vou ser sincera: dá uma trabalheira. Estamos tentando melhorar a organização e controle sobre o acervo. Para isto estas etiquetando e numerando as HQs de acordo com o gênero, assim, mesmo que ela não tenha uma numeração impressa, ela terá uma identificação numérica fornecida pela gibiteca, independente de sequência ou de data de publicação.
A partir de Setembro, os alunos irão receber uma carteirinha onde poderão controlar a quantidade de HQs que pegam emprestado. A carteirinha será útil para traçarmos um perfil dos nossos leitores e saber a periodicidade dos empréstimos.

Não temos experiência com biblioteca, mas vamos experimentar esta forma e ver se ela permite que a gibiteca funcione melhor. Como na ultima contagem já havíamos ultrapassado as 2600 revistas, este processo será demorado (em dois dias catalogamos apenas 400 revistas), ainda mais com a volta as aulas. Daí a previsão de que a gibiteca só estará aberta para os alunos a partir de Setembro, é mais do que exata.

Ademais, como mudamos de sala ainda temos que passar por alguns reparos. A sala em que estamos será dividida em duas, e toda a rede elétrica será refeita e a sala será pintada. Isto deve demorar algum tempo ainda, mas pela disposição que já fizemos dos móveis, parece que que o ambiente ficará aconchegante. A única coisa ruim é que só poderemos ficar um dois pcs na gibiteca: uma para uso interno e outro para uso dos alunos. Mas se levarmos em consideração que ao lado haverá uma sala de informática novinha, isto não é bem um problema. Os outros 4 pcs que temos ficaram na biblioteca, creio eu, até que tenhamos de volta nosso espaço original ou, quem sabe, uma sala maior?

Para o registro das HQs com a nova numeração estamos contando com a ajuda voluntária de alunos e aluna do 9º ano (repare eles em ação nas fotos). Eles estão indo à escola fora do horário e se depender deles o trabalho irá render. Aliás, nossa diretora está impressionada com a dedicação dos alunos, que não precisavam fazer isto. Estamos inclusive pensando em aceitar a oferta deles que ajudar uma ou duas vezes na semana, em turnos alternados, possibilitando que a gibiteca possa estar disponível a mais alunos, mais vezes.

Nenhum comentário: