segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Gibiteca, um clube de revistas

Hoje uma amiga me passou uma matéria muito interessante que saiu na revista AMAE Educando, nº 356, Junho de 2008. A matéria é o relato da experiência de uma professora da rede pública estadual da cidade de Viçosa, Minas Gerais. Marli Santana Pinto Coelho, frente ao desafio de estimular seus alunos da 4ª série (5º ano) começou a introduzir formas alternativas de leitura entre seus alunos, esperando encontrar uma que os cativasse. Pois é, quase não preciso dizer o que aconteceu: eles demonstraram interesse pelas Histórias em Quadrinhos.

A professora teve a idéia de criar na sala uma pequena gibiteca, que chamou de clube de revistinhas. Os próprios alunos de disponibilizaram para recolher doações para formar o clube - o que, na minha opinião tornou a atividade mais interessante. Como os alunos vinham de famílias de poucos recursos, a professora começou a pedir revistinhas entre colegas e conhecidos em finalmente o clube começou a funcionar, com aproximadamente 200 HQs. Os quadrinhos acabaram por ser usados, também, em outros conteúdos, como Geografia. A experiência foi evoluindo e a pequena gibiteca foi aos poucos ganhando uma organização de dar inveja até a bibliotecas escolares.

" Na sala de aula utilizo uma cumbuca com os números de todos os alunos. a troca da revista e de outras experiencias ali realixadas acontecem por sorteio, às terças e sextas-feiras. O objetivo do sorteio é criar a expectativa da troca sem beneficiar um aluno ou outro e ainda evitar o tumulto no momento da escolha da revista. quando o aluno é sorteado , ele pode trocar a revista no cesto ou com o colega que ainda não a tenbgha trocado. entre uma atividade e outro, pode ler a sua ou a de outro, o livro de literatura ou, ainda o jornal mural com notícias atualizadas. "

A matéria vale a pena ser lida. A experiência tem rendido muitos frutos para a professora e para os alunos. Não há como deixar de dar os parabéns pela iniciativa. Quem tiver a revista na escola, procure e leia o texto. A AMAE costuma ser assinada em quase todas as escola públicas. É uma esperiência que vale a pena ser reproduzida. Uma gibiteca na sala de aula pode representar um avanço na aprendizagem dos alunos, que vai para muito além da leitura.

4 comentários:

Karina Perú disse...

Natania,
Como posso acessar o artigo completo? Obrigada,
Karina

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Karina!
Vou tirar uma cópia e enviar para vc.
Beijão!

Anônimo disse...

OI, Eu sou a autora do Relato de Experiência sobre os Gibis. Gostei muito do Comentario que fez sobre o meu Artigo, O meu trabalho continua e estou a disposição para qualque esclarecimento. Um abraço, Marli Santana: marlisantana@uai.com.br

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Marli!
O seu relato é muito bom, e muito motivador! Será ótimo se pudermos trocar ideias a respeito!
:-)