quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Prêmio Escola 2008: mais um concurso de quadrinhos voltado para a educação

O Prêmio Escola 2008 se efetiva por meio de um concurso, que consiste na seleção das melhores histórias em quadrinhos concebidas por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, inclusive por alunos de educação de Jovens e Adultos que atendam ao tema deste prêmio. As escolas deverão levar em consideração os temas decorrentes que fundamentam o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, a saber: DST, aids, gravidez juvenil e uso de drogas.

O Prêmio Escola é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids – UNAIDS, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC, o Fundo das Nações Unidas para Infância – UNICEF, o Fundo de Populações da Nações Unidas – UNFPA, o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

O Prêmio Escola 2008 se efetivará por meio de um concurso, que consistirá na seleção das melhores histórias em quadrinhos concebidas por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, inclusive por alunos de educação de Jovens e Adultos que atendam ao tema deste prêmio. As escolas deverão levar em consideração os temas decorrentes que fundamentam o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, a saber: DST, aids, gravidez juvenil e uso de drogas.

Fundamentos
Apesar das conclusões apontadas pelas pesquisas internacionais sobre a maior capacidade dos jovens de 10 a 14 anos, com relação aos adultos, para a adoção de práticas mais seguras para a sua própria saúde, são muitos os obstáculos para a efetivação de ações educativas preventivas nas escolas. Este cenário interfere na eficácia das ações nacionais de combate às DST/Aids e de prevenção ao uso de drogas.

O papel da escola na conscientização dos jovens quanto às atitudes que interferem na sua própria saúde é de extrema significância, possibilitando a formação de protagonistas capazes de valorizar a saúde, além de discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva.

A faixa etária dos 14 aos 19 anos, por ser potencialmente mais vulnerável na população jovem, requer promoção sistemática de ações que levem à mudança de atitudes e comportamentos. A atenção para esta peculiaridade é fundamental para o alcance de uma melhor qualidade de vida dos brasileiros e para viabilizar o seu processo de desenvolvimento.

O Prêmio Escola 2008 se caracteriza como um estímulo e um reforço à política nacional consolidada pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. O Projeto é uma ação dos Ministérios da Saúde e da Educação, com apoio das Agências das Nações Unidas – UNESCO, UNODC, UNAIDS, UNFPA e UNICEF, que tem na participação juvenil uma diretriz priorizada na sua estruturação e execução.

O Projeto se estabelece a partir das práticas preventivas desenvolvidas pelas escolas públicas brasileiras e as conseqüências dessas ações para a redução da vulnerabilidade dos adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo HIV e à gravidez não planejada, por meio da ampliação do acesso ao preservativo masculino e trabalhando o conceito de prevenção dentro de um contexto de educação e promoção de saúde, onde o uso de drogas é abordado como tema transversal.
O Prêmio Escola, nesse contexto está plenamente justificado.

Objetivos
-
Estimular que cada escola promova um concurso de histórias em Quadrinhos relacionados aos temas descritos no item 2;
-
Incentivar o desenvolvimento de ações preventivas de DST, aids e gravidez não planejada e uso de drogas na adolescência por professores, alunos dos Ensinos Médio e Fundamental e educação de Jovens e Adultos;
- Reforçar a aprendizagem e o ensinamento sobre as temáticas relacionadas a este Prêmio;
-
Contribuir para a promoção de cultura científica e tecnológica na população escolar, por meio de iniciativas e ações específicas de prevenção.

Categorias do Prêmio Escola 2008
Podem candidatar-se ao Prêmio:
- Escolas públicas de Ensino Fundamental
- Escolas públicas de Ensino Médio
- Escolas que trabalhem Educação de Jovens e Adultos são estimuladas a participar

Cada escola poderá enviar uma história em quadrinhos, os trabalhos podem ser coletivos, mas deve ser indicando o aluno coordenador dos trabalhos e o professor responsável pela condução do projeto na escola na ficha de inscrição. As escolas que incluem tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio poderão enviar apenas uma história em quadrinhos em cada uma das categorias mencionadas acima.

Inscrição
Para participar, as escolas devem preencher a ficha de inscrição, colá-la no verso da história em quadrinhos e enviar a obra para o escritório da UNESCO em Brasília até o dia 26 de setembro de 2008 (endereço: SAS Qd. 05 Bl. H lt. 06 Ed. CNPq/IBICT/UNESCO 9º andar CEP: 70.070-914 Brasília – DF).
1. Serão admitidas histórias em quadrinhos que atendam às características descritas no item 2 deste documento.
2. Não serão admitidas propostas:
-
Incompletas (sem identificação/ficha de inscrição);
-
Postadas (data de carimbo dos Correios) a partir de 27 de setembro;
-
De modalidades de ensino e quantidades de propostas não enquadradas no item 4;
-
Que não preencham os requisitos expressos neste regulamento.

Apresentação da História em Quadrinhos
A história em quadrinhos deverá obedecer às especificações indicadas a seguir:
-
O trabalho deverá ser produzido em APENAS 1 (uma) cartolina ou 1 (um) papel cartão na cor branca, tamanho aproximado de 66 cm x 50 cm, utilizando-se qualquer material permanente (tinta, lápis, giz de cera, grafite etc);
-
Colar a ficha de inscrição completamente preenchida no verso do trabalho;
- Serão desclassificadas as histórias em quadrinhos que apresentem: desenhos ou textos elaborados em computador, com colagens, decalques, logomarcas governamentais e logomarcas dos promotores do Concurso, imagens registradas e desenhos de natureza apelativa;
- Documentos ilegíveis serão desclassificados.
- Os trabalhos encaminhados não serão devolvidos aos autores.

Avaliação dos Projetos
A avaliação dos cartazes será feita por um comitê composto pelas agências organizadoras: UNESCO, UNAIDS, UNODC, UNICEF, UNFPA, PN DST/Aids do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, podendo, a critério do comitê, serem convidadas outras instituições, personalidades e universidades que possam contribuir na seleção.

Premiação do Prêmio Escola 2008
1a. COLOCAÇÃO:
Escola:
-
Diploma de reconhecimento
-
Kits de materiais de leitura, informação e educativos

Aluno autor da história:
- Diploma de reconhecimento
- Viagem turística cultural para receber o prêmio

Professor coordenador da ação:
-
Diploma de reconhecimento
-
Kits de materiais de leitura, informação e educativos
-
Viagem turística cultural para receber o prêmio

2a. COLOCAÇÃO:
Escola:
-
Diploma de reconhecimento
-
Kits de materiais de leitura, informação e educativos

Aluno autor da história:
- Diploma de reconhecimento
- 1 MP3 Player

Professor coordenador da ação:
- Diploma de reconhecimento
- Kits de materiais de leitura, informação e educativos

3a. COLOCAÇÃO:
Escola:
-
Diploma de reconhecimento
-
Kits de materiais de leitura, informação e educativos

Aluno autor da história:
-
Diploma de reconhecimento
-
1 MP3 Player

Professor coordenador da ação:
-
Diploma de reconhecimento
-
Kits de materiais de leitura, informação e educativos

MENÇÃO HONROSA:
Escola:
- Diploma de reconhecimento
-
Kits de materiais de leitura, informação e educativos

Aluno autor da história:
- Diploma de reconhecimneto

Professor coordenador da ação:
-
Diploma de reconhecimento
-
Kits de materiais de leitura, informação e educativos

A viagem turística e as viagens para recebimento dos prêmios serão concedidas para o aluno-coordenador da ação na escola e para o professor responsável pela atividade, ambos indicados na ficha de inscrição. Não serão aceitas substituições.

Todos os trabalhos poderão ser divulgados na mídia nacional e internacional, assim como em materiais específicos da UNESCO, do UNAIDS, do UNODC, do UNICEF, do UNFPA, dos Ministérios da Saúde e da Educação, inclusive em seus respectivos sites.

A previsão de entrega dos Prêmios é para a semana de comemoração do dia 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta contra a Aids. Os resultados serão divulgados no endereço eletrônico do Prêmio escola: www.unesco.org.br/areas/educacao/premioescola2008

Fonte: http://www.unesco.org.br/areas/educacao/premioescola2008/index_html/mostra_padrao


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Sou professora do Colégio Estadual dom Prudêncio, nossos alunos estão participando desse concurso, mas não consigo encontrar a ficha de inscrição. Alguém poderá nos ajudar? Meu endereço eletrônico é anamaria_geobar@hotmail.com.
Agradeço.

Natania A S Nogueira disse...

Oi! A ficha está no site. Eu tb não estava encontrando no início mas depois deu uma olhada de novo e achei. Acho que colocaram de colta há pouco tempo.