quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Trabalho sobre quadrinhos em Seminário Internacional de História


Esta semana eu estou participando de um Seminário Internacional: Fazendo o Gênero 8. Minha participação está sendo como ouvinte e na forma de apresentação de comunicação em simpósio temático. Fiz minha apresentação ontem, no simpósio temático O UNIVERSO INFANTO JUVENIL: GÊNERO, PODER E VIOLÊNCIA. Na apresentação eu falei sobre um trabalho realizado com o acervo da nossa gibiteca.

A fonte foram as histórias em quadrinhos de super-heróis publicadas pela EBAL, entre os anos de 1960-1970. No trabalho eu falo sobre as representações femininas nas histórias em quadrinhos e das relações de gênero. Foi um trabalho feito sem orientação (sem um professor doutor da área que pudesse me dar indicações). Contei apenas com a boa vontade das amigas Valéria Fernandes e Cristina Silveira, que leram o meu texto e me deram algumas sugestões.

Mas o que foi bom na experiência foi poder produzir e apresentar um trabalho científico com material da nossa gibiteca. Fazer um texto deste nível não é brincadeira e poder fazer usando uma fonte existente na nossa escola foi a maior recompensa. Agora quero trabalhar mais o tema, a partir da sugestões que tive de colegas de simpósio e, quem sabe, arrumar um orientador.
O texto foi publicado nos anais do encontro e posso disponibilizar (via e-mail) a quem tiver interesse. O título da minha comunicação foi REPRESENTAÇÕES FEMININAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:DA FICÇÃO À REALIDADE.



2 comentários:

Professor Moises disse...

Olá, gostei, parabéns...fazer a ligação entre a ficção das histórias em quadrinhos com a realidade, com a ascenção das mulheres deve ser bem difícil e inovador, eu ainda não tinha lido nada sobre isso. Um abraço.

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Moises!
Não há muita literatura sobre o tema. O que me deu uma boa base foi o livro da pesquisadora Selma Regina Nunes de Oliveira, Mulher ao Quadrado. Há também alguns textos publicados em anais de congressos e seminários. Foi um ótimos exercício e uma troca de experiências enriquecedora. Eu me senti motivada e trabalhar mais sobre o tema.